UE disposta a dar mais três meses ao Reino Unido para o “Brexit”

Esboço obtido pelo jornal britânico The Guardian mostra que Bruxelas irá seguir recomendação de Donald Tusk.

Foto
Donald Tusk defende extensão do prazo de saída do Reino Unido EPA/PATRICK SEEGER

A União Europeia está disponível para conceder ao Reino Unido uma nova extensão de três meses ao Reino Unido para que seja aprovado um acordo para o “Brexit”, de acordo com um esboço de um documento obtido pelo Guardian.

O documento, que deve receber luz-verde na segunda-feira, dá a Londres até 31 de Janeiro para poder abandonar a UE com um acordo sobre a relação futura, mas também apresenta a possibilidade de o Reino Unido sair antes dessa data caso seja apresentada uma proposta mais cedo.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, tinha recomendado aos Estados-membros que autorizassem uma extensão do prazo de saída por mais três meses. Porém, o Governo francês opunha-se a essa ideia, propondo um prazo mais curto, até 15 de Novembro.

O esboço citado pelo Guardian sugere que a posição de Tusk, que também vai ao encontro dos desejos do Governo britânico, será viabilizada.

Na semana passada, a Câmara dos Comuns rejeitou a calendarização proposta pelo Governo britânico para aprovar em três dias o acordo de saída, fechando o caminho a um “Brexit” com acordo até 31 de Outubro.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários