Cartões Andante já podem ser carregados no Multibanco

Carregamentos no Multibanco estavam indisponíveis há alguns meses. Agora, todos os passes podem ser carregados nestas caixas

Foto
Queixas de utilizadores tinham começado em Abril Inês Fernandes

As queixas tinham começado no início de Abril, mês em que foi feita a actualização de tarifas que originaram o passe único. Os carregamentos nas caixas Multibanco deixaram de estar disponíveis e o impasse não tinha fim anunciado. O problema está agora resolvido e esta opção deixou de estar confinada aos passes “normais”, “limitação que desde logo excluía os passes com descontos (crianças, estudantes, reformados, terceira idade, etc.)”.

Após adaptarem a opção de carregamento por Multibanco ao tarifário PART, os Transportes Intermodais do Porto e a SIBS, entidade gestora da rede de caixas Multibanco, “alargaram a abrangência do carregamento através do Multibanco a todos os títulos de assinatura mensal do tarifário Andante”, explica o gabinete de comunicação da Metro do Porto.

Os clientes Andante, com “cerca de 200 mil assinaturas activas”, têm ao seu dispor “mais de 12 mil caixas Multibanco em todo o país”, para além dos “portais de banca online”. Com esta possibilidade, podem “dispensar o recurso a máquinas de venda ou a balcões de atendimento das lojas Andante”, diminuindo as filas e esperas mais prolongadas.

Em Abril, em declarações ao PÚBLICO, a Metro do Porto empurrava as responsabilidades do problema para a SIBS, falando num “atraso na actualização do sistema”. Mas estes  recusavam culpas: “A operação não está actualmente disponível por questões alheias à SIBS.” A nova versão - com alterações ao nível das designações, novas áreas geográficas e novos operadores -​ foi pedida ao SIBS em Março, altura em que o modelo do passe único ainda não tinha sido formalizado. 

Sugerir correcção
Comentar