Costa desce o país para pôr o PS a subir

O líder socialista irá percorrer a Estrada Nacional 2 durante as próximas semanas. As viagens serão ajustadas à agenda do também primeiro-ministro.

Foto
O primeiro-ministro esteve em Chaves, onde assinalou o início do seu périplo pelo país, ainda antes do arranque da campanha socialista Partido Socialista

A campanha da corrida às eleições legislativas está marcada para Setembro, mas os partidos já estão em marcha, rumo às eleições de 6 de Outubro. Esta terça-feira, foi o líder socialista António Costa quem se fez à estrada, mais concretamente à EN2. O também primeiro-ministro esteve em Chaves, no quilómetro zero da Estrada Nacional 2 (EN2), a “estrada mítica” que atravessa o país de norte a sul. Durante as próximas semanas — e com algumas paragens e interrupções — Costa irá percorrer o país ao longo de 700 quilómetros entre Chaves e Faro. Com os contactos a estabelecer nessa viagem, o líder do PS espera “ganhar forças para uma nova etapa”: as legislativas de 6 de Outubro.

Junto ao marco que assinala o quilómetro zero da Estrada Nacional 2, em Chaves, António Costa elogiou o “eixo essencial do país”, salientando “a diversidade das paisagens, dos saberes e dos sabores” a ele associados.

António Costa não fará a viagem toda de uma vez. A agenda do primeiro-ministro e líder do PS prevê uma interrupção já esta quarta-feira, para uma reunião no Algarve com o Presidente da República. O chefe do Governo só deverá regressar à EN2 no domingo, mas desta vez de sul para norte.

Nas eleições europeias, entre arruadas e comícios, a caravana socialista percorreu mais de cinco mil quilómetros pelo país — sem contar com as passagens pelos os Açores e Madeira. O discurso feito pelo primeiro-ministro esta terça-feira aponta para uma repetição da estratégia durante a campanha para as eleições legislativas. 

As sondagens mais recentes têm sido favoráveis para o Partido Socialista. Em Junho, a sondagem Expresso/SIC, realizada pelo ICS/ISCTE dava ao PS 38% das intenções de voto, com uma distância confortável de 15 pontos em relação ao segundo partido mais votado, o PSD.  Já no último mês, o estudo da Pitagórica para o JN e TSF dava aos socialistas o melhor resultado nas sondagens desde Setembro de 2017. De acordo com a sondagem da Pitagórica, o PS teria o dobro dos votos do PSD e ficaria a roçar a maioria absoluta com 43,2% dos votos.

Dos montes do Norte às praias do Sul

Comparada com a famosa estrada norte-americana Route 66, a EN2 atravessa 35 municípios, pelo interior das povoações, unindo a região de Trás-os-Montes às praias do Algarve, atravessando o país de lés-a-lés.

Para aproveitar o potencial turístico da EN2, os concelhos atravessados pela estrada criaram em 2016 a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional. A iniciativa mais recente foi a criação do Passaporte EN2, destinado a incentivar os viajantes a percorrerem a estrada, enquanto vão carimbando as suas passagens ao longo do caminho.

Nos últimos anos, a popularidade da EN2 tem crescido não só a nível nacional, mas também internacional, o que se reflecte na dinamização dos sectores de hotelaria e restauração das regiões abrangidas.

Sugerir correcção