Sondagem: 15 pontos percentuais já separam o PS do PSD

Distância entre partidos de António Costa e Rui Rio aumenta. CDS cada vez mais “colado” ao PAN. Sondagem Expresso/SIC diz que o Bloco de Esquerda foi o partido que mais subiu na intenção de voto dos portugueses.

António Costa na reunião da Comissão Política Nacional
Foto
António Costa na reunião da Comissão Política Nacional LUSA/ANTÓNIO COTRIM

A pouco menos de três meses das eleições legislativas, o fosso que separa o PS do PSD torna-se maior: são 15 pontos de diferença que distanciam os dois partidos portugueses que reúnem a maior fatia das intenções de voto. Estas estimativas são apresentadas pela sondagem Expresso/SIC, realizada pelo ICS/ISCTE, e divulgada esta sexta-feira pelo semanário.

Fazendo a comparação com a última sondagem, realizada em Fevereiro, o PSD desce dois pontos percentuais, de 25% para 23%, enquanto o PS de António Costa sobe um ponto percentual, para os 38%. O cenário negativo para a direita estende-se ao CDS, que recolhe 5% das intenções de voto, descendo 3% desde a última sondagem e ficando muito próximo do PAN, que registou 4%.

Por sua vez, o Bloco de Esquerda regista uma subida de 8% para 11%, deixando para trás a CDU que não registou qualquer diferença dos dados registados em Fevereiro, mantendo-se nos 8%.

A sondagem identificou ainda 5% de votantes em outros partidos, sendo que a mesma percentagem respondeu que votaria em branco ou nulo.