Menino indiano de sete anos tinha 526 dentes

A criança, que foi operada no hospital da cidade de Chennai, sofria de odontoma composto. A criança deverá recuperar totalmente.

Foto
Raio x da boca do menino de sete anos Saveetha Dental College and Hospital

Um menino indiano de sete anos queixava-se de dores fortes no maxilar quando chegou ao hospital da cidade de Chennai, no sul da Índia. Depois de observarem um raio x, os médicos encontraram 526 dentes dentro de uma espécie de “bolsa” que estava embutida no maxilar inferior.

A directora do departamento de Patologia Maxilofacial e Oral do Hospital de Saveetha, Prathiba Ramani, disse à CNN que os dentes tinham tamanhos “entre 0,1 milímetro e 15 milímetros”, mas todos tinham coroa, raiz e esmalte.

A operação demorou entre quatro a cinco horas e decorreu há cerca de um mês. P. Senthilnathan, chefe do Departamento de Cirurgia Oral e Maxilofacial do hospital, foi um dos responsáveis pela operação. Esclareceu à CNN que não foi preciso quebrar o osso lateral, não sendo necessário uma cirurgia de reconstrução. “O saco foi removido. Pode-se pensar nisso como uma espécie de balão com pequenos pedaços lá dentro”, explicou.

A criança teve alta três dias depois da operação. O jovem, que, segundo os pais, já tinha o maxilar inchado com três anos, sofria de uma malformação chamada odontoma composto. Prathiba Ramani explicou que esta pode ser causada devido a factores genéticos ou ambientais, como radiação, mas que a criança vai recuperar totalmente.

Na Índia, o acesso a tratamentos dentários nas zonas rurais é problemático, apesar de existir cada vez mais consciência sobre a importância da saúde oral.

Sugerir correcção
Comentar