Falta de habitação nova faz disparar preços das casas em mais de 20% nas maiores cidades

O preço mediano de alojamentos familiares fixou-se em 996 euros por metro quadrado no final do ano, com 42 municípios a apresentar valores superiores. Lisboa continua a registar preços mais elevados

Foto
Preço das casas continuou em forte subida nas maiores cidades Nuno Ferreira Santos

Não é novidade que os preços das casas subiram em 2018, mas os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados nesta terça-feira, mostram as disparidades existentes a nível nacional, à escala dos concelhos e das freguesias, mas também entre habitação nova e existente. O preço mediano (valor que separa em duas partes iguais o conjunto ordenado de preços) de venda de alojamentos familiares em Portugal, no quarto trimestre de 2018, fixou-se em 996 euros por metro quadrado (€/m2), um crescimento de 1,2% relativamente ao trimestre anterior e de 6,9% relativamente ao trimestre homólogo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários