Archie é o nome do filho de Harry e Meghan

Horas depois de apresentarem o bebé ao mundo, Harry e Meghan revelam o nome do primeiro filho.

Fotogaleria
Archie Harrison Mountbatten-Windsor: eis o nome do filho de Harry e Meghan Markle Reuters
,Casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle
Fotogaleria
Archie Harrison Mountbatten-Windsor: eis o nome do filho de Harry e Meghan Markle Reuters
Casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle
Fotogaleria
Archie Harrison Mountbatten-Windsor: eis o nome do filho de Harry e Meghan Markle Reuters
,Casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle
Fotogaleria
Archie Harrison Mountbatten-Windsor: eis o nome do filho de Harry e Meghan Markle Reuters

O primeiro filho de Harry e Meghan já tem nome: Archie Harrison Mountbatten-Windsor. Os duques de Sussex anunciaram-no na sua conta oficial de Instagram, durante a tarde desta quarta-feira, depois de se encontrarem com Isabel II e com o duque de Edimburgo, para os apresentarem ao seu oitavo bisneto.

A fotografia partilhada capta esse mesmo momento, onde esteve presente a mãe de Meghan, Doria Ragland, que tem acompanhado a filha nos últimos dias. Harry e Meghan Markle apareceram horas antes, em St George's Hall, no castelo de Windsor, para mostrar o bebé ao mundo. “É magia – é incrível e eu tenho os dois melhores rapazes do mundo, estou muito feliz”, declarou então Meghan. “Ele é um sonho, por isso têm sido uns dias especiais”, acrescentou.

Archie nasceu na manhã de segunda-feira, pelas 5h26, com 3,260 quilogramas. Ao contrário do que se pensava, o parto terá acontecido num hospital perto do Castelo de Windsor e não na própria residência de Harry e Meghan, Frogmore Cottage, segundo indicam os meios de comunicação britânicos. 

Harry recebeu a imprensa no início da tarde de segunda-feira para anunciar o nascimento e assegurar que tanto a mãe quanto o bebé estavam bem de saúde. “Tem sido a experiência mais incrível que poderia imaginar”, desabafou sorridente aos jornalistas. “Estou tão incrivelmente orgulhoso da minha mulher”, sublinhou, agradecendo o apoio do público e mostrando admiração por todas as mães.

Enquanto filho de um duque, Archie poderia tornar-se conde de Dumbarton — um dos títulos subsidiários de Harry — ou ter o nome Lord Archie Mountbatten-Windsor, aponta a BBC. Jonny Dymond, correspondente da estação televisiva afirma que, ao não terem escolhido estes títulos para o filho, Harry e Meghan mostram uma “forte indicação de que não o querem criar de uma forma muito ‘real'”.

Ao contrário dos primos George, Charlotte e Louis (filhos dos duques de Cambridge), este não recebe automaticamente o título de príncipe, mas a rainha poderá atribuir-lhe um título, aponta a BBC. Segundo o Guardian, a partir do momento em que o avô, Carlos, se tornar rei, Archie poderá ganhar o título de príncipe, que é conferido a qualquer filho de um filho de um soberano. No entanto, os seus pais também poderão decidir não usar esse título. O jornal categoriza a escolha do nome Archie como “surpreendente”, face a outros mais tradicionais, como Alexander ou James. Há semanas que eram feitas apostas relativamente ao nome do primeiro filho de Harry e Meghan. Caso fosse rapaz, um dos mais populares era Arthur.

Já o apelido, Mountbatten-Windsor — atribuído aos descendentes de Isabel II e do duque de Edimburgo —, surge da preocupação da coroa britânica em distanciar-se de nomes alemães, no início do século XX, como resposta a um sentimento anti-germânico. George V, avô da rainha Isabel II, foi o primeiro monarca britânico a utilizar o nome Windsor, em vez de Saxe-Coburg e Gotha. Já o duque de Edimburgo, que nasceu na Grécia, renunciou os títulos de príncipe da Dinamarca e da Grécia ao casar com Isabel II, adoptando o nome dos avós maternos, Mountbatten.

Harry e Meghan anunciaram no mês passado que iriam manter alguma privacidade em torno do nascimento do primeiro filho. Ao contrário do que é costume na tradição da realeza não apareceram publicamente em família no próprio dia do parto.