É um menino: o bebé de Harry e Meghan já nasceu

De acordo com um comunicado do Palácio de Buckingham, a duquesa de Sussex entrou em trabalho de parto na manhã desta segunda-feira.

,Casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle
Fotogaleria
Harry e Megha, numa visita a Marrocos Reuters/POOL New
Fotogaleria
Harry anunciou o nascimento do filho, no Castelo de Windsor Steve Parsons/Pool via REUTERS
Fotogaleria
Reuters/POOL
Fotogaleria
LUSA/WILL OLIVER
Fotogaleria
LUSA/WILL OLIVER
Castelo de Windsor
Fotogaleria
LUSA/WILL OLIVER

O primeiro filho de Harry e Meghan nasceu na manhã desta segunda-feira, pelas 5h26, na residência do casal, no Castelo de Windsor. O príncipe anunciou à imprensa que o bebé — sétimo na linha de sucessão ao trono britânico — é um rapaz e que tanto este quanto a mãe estão bem de saúde. Acrescentou que não tomaram ainda uma decisão quanto ao nome da criança.

“Tem sido a experiência mais incrível que poderia imaginar”, desabafou Harry sorridente aos jornalistas, agradecendo o apoio do público e mostrando admiração por todas as mães. “Estou tão incrivelmente orgulhoso da minha mulher”, sublinhou. De acordo com o príncipe, a família deverá aparecer em público para apresentar o filho daqui a dois dias.

O bebé nasceu com 3,260 quilogramas, segundo um comunicado emitido pelo Palácio de Buckingham. Doria Ragland, a mãe de Meghan Markle, esteve junto da filha durante o parto do seu primeiro neto — que é também o oitavo bisneto da rainha Isabel II. O bebé terá dupla nacionalidade, segundo a BBC, já que a mãe é natural dos Estados Unidos. 

Nas ruas de Windsor, o dia foi de celebração e também no Palácio de Buckingham, em Londres, juntaram-se dezenas de pessoas para ver de perto o anúncio oficial do nascimento​. Através das redes sociais, a primeira-ministra britânica, Theresa May, deu os parabéns aos duques de Sussex pela chegada do filho e desejou-lhes “as maiores felicidades”. Também Jeremy Corbyn, líder do partido trabalhista, expressou o seu apoio.

Já se sabia que o nascimento decorreria entre o final de Abril e o início de Maio, desde que Meghan o afirmou a uma multidão durante uma visita à cidade de Birkenhead. Ao longo dos últimos dias tem aumentado a ânsia em torno do nascimento, com várias pessoas a especular se a criança já teria nascido. Há meses que os britânicos apostam qual será o nome do bebé, sendo Arthur um dos mais populares para rapaz.

Harry e Meghan avisaram no mês passado que iriam manter alguma privacidade em torno do nascimento do primeiro filho. Ao contrário do que é costume na tradição da realeza, anunciaram que o bebé não iria aparecer em público no seu primeiro dia de vida, escreve o Evening Standard. Na segunda-feira, o príncipe revelou que o bebé já tinha ultrapassado o tempo esperado de gestação.

Harry e Meghan casaram-se há quase um ano, a 19 de Maio, no castelo de Windsor. Anunciaram a gravidez poucos meses depois, em Outubro — um dia antes de iniciarem uma visita de duas semanas à Oceânia. Depois de meses a viver no Palácio de Kensington, perto dos duques de Cambridge, mudaram-se para Frogmore Cottage, em Windsor.