Indonésia, a má sina de estar no Anel de Fogo do Pacífico

Desde 2004, quando foi antigida por um dos maiores sismos e tsunamis jamais registados, a Indonésia tem sido palco de inúmeros sismos.

Foto
Uma foto tirada pelo astronauta Alex Gerst na Estação Espacial Internacional mostra o vulcão em erupção a 24 de Setembro ALEX GERST/ESA/NASA/EPA

A Indonésia está no Anel de Fogo de Pacífico, uma área em forma de ferradura de cerca de 40 mil km de grande actividade geológica na bacia deste oceano, onde há uma sucessão quase contínua de fossas oceânicas, arcos vulcânicos e movimentos de placas tectónicas, que dão origem a sismos e vulcões e por vezes tsunamis. Cerca de 90% de todos os sismos e 81% dos grandes terramotos acontecem ao longo deste Anel e 23 dos 25 maiores vulcões do mundo encontram-se aqui.

Não é de estranhar, por isso, que a Indonésia, um país-arquipélago com mais de 13 mil ilhas, muitas delas sem nome, com alguns dos vulcões mais activos do Anel de Fogo do Pacífico e palco de importante actividade tectónica, seja martirizada por frequentes catástrofes naturais de origem geológica.

Aqui fica uma lista dos mais recentes.

Sugerir correcção
Comentar