Sismo na Indonésia terá causado 100 a 200 mortos

Foto
Vários edifícios ruíram completamente Muhammad Fitrah/REUTERS

O sismo de 7,6 na escala de Richter que hoje atingiu a ilha de Sumatra, na Indonésia, causou 100 a 200 mortos, disse à Reuters um porta-voz da agância nacional para as catástrofes, Priyadi Kardono. Cerca de 500 casas terão ficado destruídas. O sismo espalhou o caos na cidade de Padang, onde vivem cerca de 900.000 pessoas.

O vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, já tinha confirmado pelo menos 75 mortes, mas o responsável pelo centro de desastres ligado ao Ministério da Saúde indonésio em Jacarta, Rustam Pakaya, disse à Reuters que “milhares de pessoas estão entre os escombros dos edifícios”. Um hospital de Padang ficou destruído e órgãos de informação da Indonésia noticiaram que vários hotéis ficaram danificados.

O epicentro do sismo foi a cerca de 50 quilómetros da costa e da cidade de Padang, e o abalo ocorreu poucas horas depois de outro sismo, no Pacífico Sul, que causou um tsunami e atingiu a Samoa Americana e a Samoa Ocidental, causando mais de uma centena de mortos.

O sismo na Indonésia foi sentido em vários países da região e chegaram a ser evacuados edifícios altos em Singapura ou Kuala Lumpur, capital da Malásia. “Centenas de casas ficaram danificadas ao longo da estrada. Há alguns fogos, pontes cortadas e muito pânico”, contou à Reuters uma testemunha.

Foi também naquela região, mas com epicentro a cerca de 600 quilómetros de Padang, que em 2004 um violento sismo, de 9,15 de magnitude, causou um tsunami que afectou a Indonésia, o Sri Lanka, a Tailândia e a Índia e provocou a morte de 232 mil pessoas.

notícia actualizada às 19h45
Sugerir correcção
Comentar