Sismo de magnitude 6 abala Indonésia e lança o pânico

Foto
O tsunami que se seguiu ao sismo de 2004 causou a morte a 220 mil pessoas Dylan Martinez/Reuters

Um sismo de magnitude 6 foi registado hoje ao largo da ilha indonésia de Bali. Apesar de não ter causado estragos significativos lançou o pânico nesta região muito turística.

O tremor de terra aconteceu às 10h16 (03h16, hora portuguesa) a 40 quilómetros da costa Sul de Bali e a uma profundidade de 61 quilómetros, segundo o USGS, Serviço Geológico norte-americano.

Por seu lado, o Centro sismológico da Indonésia avaliou a magnitude do abalo em 6,8 e a sua profundidade em apenas dez quilómetros. Ainda assim acredita que a formação de um tsunami é pouco provável. O Centro de Alertas para Tsunamis, sediado no Havai, não emitiu qualquer aviso.

O sismo não fez nenhuma vítima e provocou estragos limitados, segundo um porta-voz da Agência nacional indonésia para as catástrofes naturais. Contudo, na estância balnear de Kuta, a Sul de Bali, instalou-se o pânico, contou Endro Tjahjono, responsável da agência. “Todos começaram a fugir dos edifícios, em pânico. Quando chegámos à rua apercebemo-nos de fissuras nas paredes”, acrescentou.

“Tudo tremia e as portas batiam”, testemunhou Stephanie Fleming, uma britânica que trabalha perto de Kuta.

A Indonésia situa-se no chamado “anel de fogo” do Pacífico, onde várias placas tectónicas continentais se juntam e provocam uma forte actividade vulcânica e sísmica. Mesmo que sejam frequentes, os sismos na Indonésia fazem sempre lembrar o sismo de magnitude superior a 9 ocorrido a 26 de Dezembro de 2004, ao largo da ilha de Sumatra. O tsunami que se seguiu afectou as costas de uma dezena de países do sudeste asiático e fez mais de 220 mil mortos.

O abalo sísmico de hoje ocorreu um dia depois de um exercício de alerta de tsunamis, efectuado em 20 países e destinado a testar um sistema que foi implementado depois do que aconteceu em 2004.

Sugerir correcção
Comentar