Sismo de magnitude 6,9 sentido na ilha de Lombok

Horas antes, um primeiro sismo sentido na mesma ilha provocou deslizamentos de terra, uma pessoa morreu.

Foto
O primeiro sismo deste domingo provocou deslizamentos de terra Social media/Reuters

Um sismo de magnitude 6.9 na escala de Richter abalou a ilha de Lombok, na Indonésia, neste domingo. O sismo teve o epicentro a 124 quilómetros a noroeste da ilha e foi originado a apenas um quilómetro de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Não foi emitido nenhum alerta de tsunami, nem pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, nem pela agência meteorológica nacional. A agência noticiosa Associated Press afirma que não há relatos imediatos de danos ou ferimentos.

Na manhã de domingo, um outro sismo de 6.3 de magnitude já tinha atingido a mesma ilha. Registado a 7,9 quilómetros de profundidade, este terramoto provocou deslizamentos de terras que mataram uma pessoa e danificaram cerca de uma centena de casas. O terramoto “fez com que muita gente entrasse em pânico e fugisse de casa”, contou o porta-voz da agência nacional de desastres naturais, Sutopo Purwo Nugroho, cita a BBC.

No início de Agosto, um sismo de 6,9 de magnitude, que atingiu a mesma ilha, matou mais de 460 pessoas e provocou a derrocada de casas, mesquitas e edifícios de escritórios. O abalo originou centenas de milhares de deslocados, conta a BBC.

A ilha de Lombok situa-se numa zona conhecida como “círculo de fogo do Pacífico”, uma área onde se registam sismos e erupções vulcânicas frequentes.

Sugerir correcção
Comentar