Número de vítimas mortais do sismo na Indonésia sobe para 3505

Foto
O epicentro foi próximo de um dos vulcões mais activos do mundo Mast Irham/EPA

O forte sismo que arrasou casas e edifícios no Centro da Indonésia na madrugada de hoje matou pelo menos 3505 pessoas e feriu vários milhares na maior catástrofe no país desde o tsunami de 2004, noticiou a AP citando o pessoal das equipas de socorro.

O sismo, de magnitude 6,2 na escala aberta de Richter, foi registado às 5h54 perto da cidade de Yogyacarta, 400 quilómetros a leste da capital indonésia, Jacarta, na muito densamente povoada ilha de Java.

O epicentro localizou-se cerca de dez quilómetros abaixo da superfície, segundo os serviços geológicos dos EUA, próximo do monte Merapi, um dos vulcões mais activos do mundo. Um geólogo avisou que ainda poderá haver uma grande erupção, embora outros tenham desvalorizado estes receios.

O sismo fez ruir muitas casas, um hospital e edifícios da administração pública, gerando o pânico entre a população, com pessoas a correrem pelas ruas. Muitas estradas e pontes foram destruídas, tornando inúteis os esforços para encher táxis e carrinhas com feridos destinados a hospitais superlotados.

O Presidente do país, Susilo Bambang Yudhoyono, pôs o Exército a evacuar as vítimas e chegou à província à tarde, com uma equipa de ministros, para supervisionar as operações de socorro. Disse também às pessoas que não receassem um Tsunami.

Sugerir correcção
Comentar