Há "caixas multibanco a mais" em Portugal. E a SIBS quer reduzi-las

“Portugal continua a ser o segundo país na Europa com mais ATM per capita e o número de movimentos nas caixas de multibanco não diminuiu”, diz a presidente da SIBS.

Foto
Portugal perdeu 2800 caixas multibanco desde 2011 Andreia Patriarca

A presidente da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), Madalena Cascais Tomé, diz em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo que Portugal tem “caixas de multibanco a mais” e que o objectivo é reduzir o número de terminais multibanco – o que também é justificado pelo aumento dos pagamentos electrónicos.

Desde 2011, Portugal perdeu 2800 caixas multibanco, em grande parte devido à reestruturação a que a banca foi obrigada com a chegada da troika.

Apesar dessa redução, “Portugal continua a ser o segundo país na Europa com mais ATM per capita e o número de movimentos nas caixas de multibanco não diminuiu”, afirma à TSF e ao Dinheiro Vivo a presidente da entidade responsável pela gestão da rede multibanco.

Cascais Tomé refere ainda que é improvável que exista uma nova falha semelhante à que afectou a rede multibanco no final de Outubro (depois de outra em Agosto). "Foi um caso absolutamente excepcional, foi uma componente física, nem sequer foi uma componente de lógica de sistema. E, como em tudo, depois deste incidente, toda a componente física teve uma revisão integral", refere.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários