Príncipe William anuncia visita histórica a Israel e Palestina

Será a primeira visita oficial de um membro da família real britânica após anos a recusar convites.

Foto
Reuters/POOL

O príncipe William vai tornar-se o primeiro membro da família real britânica a deslocar-se oficialmente a Israel e à Palestina. A confirmação da visita foi dada pelo palácio de Kensington nesta quinta-feira. A viagem está agendada para este Verão e deverá estender-se também à Jordânia.

As visitas da família real britânica acontecem a convite dos governos, pelo que as motivações políticas por detrás deste convite estão a ser questionadas. Durante anos, a família real britânica recusou convites para visitar aqueles destinos, diz a imprensa israelita.

Pouco depois do anúncio, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, confirmou a visita. No Twitter, o Presidente de Israel diz estar “ansioso” pela “histórica” visita do príncipe William. Diz que este é “um convidado especial, e um presente muito especial para celebrar o 70.º aniversário da independência” do país.

Também o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, diz ansiar pelo encontro, e espera poder “fortalecer laços de amizade entre os dois povos”.

O príncipe Carlos, o primeiro na linha de sucessão da coroa, visitou Israel duas vezes, por ocasião de dois funerais, e não como visita oficial.

Um comunicado escrito em hebreu gerou alguma polémica entre os palestinianos, uma vez que se referia à Palestina como "Autoridade Palestiniana" enquanto na versão inglesa se lia “territórios ocupados da Palestina”, a designação oficial usada pelo Reino Unido desde a anexação de 1967. A tradução terá sido, entretanto, corrigida, informou Xavier Abu Eid, um politólogo e funcionário do Governo palestiniano, que antes tinha questionado a escolha de palavras.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários