Presidentes palestiniano e israelita juntos no Vaticano no dia 8

Convite para “encontro de oração para a paz” foi feito pelo Papa na visita à Terra Santa.

Foto
O Papa e Abbas em Belém. O próximo encontro, também com Peres, é em Roma Andrew Medichini/Reuters

Os presidentes palestiniano e israelita vão encontrar-se com o Papa Francisco no Vaticano no dia 8 de Junho, informou, nesta quinta-feira, o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

“O encontro de oração para a paz, para o qual o Santo Padre convidou os presidentes de Israel, Shimon Peres, e o da Palestina, Mahmoud Abbas, terá lugar no domingo 8 de Junho, à tarde, no Vaticano. Esta data foi aceite pelas duas partes, revelou Lombardi, num comunicado citado pela AFP.

O convite foi feito pelo Papa no passado fim-de-semana, na visita que fez à Terra Santa. “Neste lugar onde nasceu o príncipe da paz, desejo fazer um convite que lhe é dirigido a si, Presidente Mahmoud Abbas, e ao senhor Presidente Shimon Perez, para juntos e comigo rezarem a Deus pelo dom da paz. Ofereço a minha casa, no Vaticano, para acolher essa oração”, disse o líder católico no final da missa que celebrou na Praça da Manjedoura, em Belém.

A proposta foi prontamente aceite pelos dois dirigentes, ficando a faltar a marcação da data.

No regresso de Jerusalém ao Vaticano, o Papa disse que não fez  uma proposta de “mediação” mas um convite assente na ideia de que a oração pode inspirar a paz.

A visita ao Vaticano acontecerá numa altura em que as negociações entre israelitas e palestinianos, que têm sido mediadas pelos Estados Unidos, voltaram parar. O diálogo foi  suspenso por Israel depois do entendimento entre as duas facções palestinianas, o Hamas e a Fatah (de Abbas).

O governo de Washington considerou o acordo prejudicial à paz e a Casa Branca anunciou que era o momento de diminuir a sua intervenção e deixar que fossem os directamente envolvidos a tomarem decisões.

 

Sugerir correcção
Comentar