César garante que PS não viabilizará um Governo do PSD

Presidente dos socialistas garante que caso o PS não ganhe as legislativas com maioria a situação ideal é conversar com os actuais parceiros que apoiam o Governo.

Foto
Carlos César é líder parlamentar do PS Daniel Rocha

Se dúvidas existissem Carlos César desfê-las esta quinta-feira em declarações à revista Visão: O PS não viabilizará um governo minoritário que possa sair das legislativas de 2019.

“A posição do PS tem um histórico recente que fala por si. Nós não viabilizaremos um Governo minoritário do PSD. Não viabilizámos agora [nesta legislatura], porque haveríamos de viabilizar em 2019?”, afirmou o presidente do PS.

Segundo o também líder do grupo parlamentar socialista, o figurino “ideal” será uma maioria absoluta do PS, mas caso esse cenário não se verifique, o “compromisso” que considera passará mais uma vez com uma tentativa de aliança com os partidos mais à esquerda (BE, PCP e PEV).

“Se não tivermos uma maioria absoluta, evidentemente teremos muito gosto em sentarmos-nos à mesa com aqueles que foram parceiros [BE, PCP e Os verdes] no decurso destes quatro anos”, disse ainda à Visão.

À esquerda do PS começaram a surgir alguns sinais de preocupação, com a aproximação entre António Costa e Rui Rio verificada após o congresso social-democrata do passado fim-de-semana. Ainda ontem ao final da tarde, o PCP emitiu um comunicado em que manifesta o seu desagrado com as declarações do social-democrata sobre aquilo a que chama a “nova fase” no relacionamento do PSD com o Governo”, assim como com a “assumida articulação” entre os dois maiores partidos para a descentralização e os fundos comunitários.

 

 

Sugerir correcção
Comentar