José Avillez ganha prémio de gastronomia internacional

O português que soma duas estrelas Michelin no restaurante lisboeta Belcanto recebeu nesta segunda-feira o prémio "máximo" atribuído pela Academia Internacional da Gastronomia.

Foto
Avillez é responsável por restaurantes como Belcanto, Bairro do Avillez ou Beco Rui Gaudencio

O chef português José Avillez recebeu na manhã desta segunda-feira, em Paris, o prémio internacional Grand prix de l’Art de la Cuisine. O prémio, que galardoa “o melhor cozinheiro do ano”, foi atribuído pela Academia Internacional da Gastronomia.

Para a Academia Portuguesa de Gastronomia, este prémio “vem definitivamente colocar a gastronomia portuguesa ao lado das melhores do mundo, provando que o trabalho iniciado há alguns anos por esta nova geração dos chefs portugueses está a ser consagrada além-fronteiras ao mais alto nível”.

José Avillez tem a seu cargo restaurantes como Belcanto – reconhecido com duas estrelas Michelin –, Beco, Mini Bar ou Bairro do Avillez, Cantinho do Avillez, em Lisboa e no Porto.

Além das estrelas Michelin e do Grand prix de l’Art de la Cuisine, Avillez soma outros prémios, como o Condé Nast Traveller Internacional ou o de Chef de Cozinha do Ano, tendo o seu trabalho sido reconhecido por várias revistas e organizações do sector, como a revista Wine ou a Restaurant.

Foram ainda confirmadas outras distinções a chefs portugueses: Pedro Pena Bastos recebeu o galardão Chef de l’Avenir, Gabriela Marques o Prix au Sommelier, George Mendes recebeu o Prémio de Literatura Gastronómica com o livro My Portugal e, por fim, o Prémio Multimédia foi atribuído a Leonardo Pereira, pelo programa de televisão Chef de Raiz.