Trump responde a acusações de insanidade e diz ser “um génio muito estável”

Presidente dos EUA volta a reagir às acusações contidas no livro de Michael Wolff.

LUSA/MICHAEL REYNOLDS
Foto
LUSA/MICHAEL REYNOLDS

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, regressou ao Twitter na manhã deste sábado para reagir uma vez mais à publicação do livro Fire and Fury, de Michael Wolff, obra na qual o chefe de Estado é descrito como um indivíduo mentalmente instável, segundo palavras atribuídas ao seu antigo estratega Steve Bannon.

“Ao longo da minha vida, os meus dois maiores activos foram estabilidade mental e ser, tipo, mesmo esperto”, disse numa série de três tweets.

“Passei de MUITO bem-sucedido empresário a estrela de televisão de topo e a Presidente dos EUA (na minha primeira tentativa). Penso que isso não significa ser esperto, mas um génio… e um génio muito estável!”, acrescentouainda.

A publicação de Fire and Fury, que conta com declarações de Bannon, já levou a um corte total de relações entre Trump e Bannon, um dos obreiros da eleição do milionário nova-iorquino.

O livro de Michael Wolff tornou-se um sucesso imediato, apesar da (ou até mesmo por causa da) tentativa de travar a publicação da obra, na qual são citados diversos testemunhos provenientes do círculo mais próximo de Trump, bem como de membros da administração na Casa Branca. Diferentes vozes classificam-no de uma forma que vai desde "idiota" a "cretino", passando por "uma criança" que "tem necessidade de satisfação imediata".

Fire and Fury tinha publicação agendada para a próxima terça-feira, mas a divulgação antecipada de alguns excertos – como aquele em que Bannon sugere que o filho de Trump, Donald Trump Jr., manteve contactos "pouco patrióticos" com agentes ligados ao Kremlin – uma situação que o ex-estratega de Trump chega a qualificar como "traição".

O Presidente ripostou com virulência – disse que Bannon tinha enlouquecido – e ordenou a advogados seus que tentassem travar a publicação do livro de Wolff, cujo trabalho saltou para as primeiras páginas mundiais – e nem sempre por boas razões. Isto porque diversos detalhes da obra – que contém diversas revelações sobre o que se passa no círculo mais próximo do actual residente da Casa Branca – foram postos em causa, desde que foram divulgados.

P24 O seu Público em -- -- minutos

-/-

Apoiado por BMW
Mais recomendações