Altice vai lançar um banco em Portugal

A dona da PT está a preparar a entrada na actividade bancária nos mercados onde está presente, inclusive em Portugal. A Altice já pediu autorização ao Banco Central Europeu para lançar um banco online. O objectivo é iniciar operação em 2019.

Foto
NFACTOS / FERNANDO VELUDO

O grupo liderado por Patrick Drahi vai entrar na actividade financeira digital nos mercados europeus onde está presente na área das telecomunicações. A estratégia passa por utilizar a rede das operadoras que controla em França, Israel ou Portugal para oferecer serviços bancários, como pagamentos a partir dos telemóveis. 

Segundo noticiam o Le Parisien e a Reuters, o objectivo da Altice é começar a disponibilizar a sua oferta entre o final de 2018 e a meados de 2019, debaixo da marca Alticebank, que já está registada e patenteada juntos das autoridades competentes. 

Esta iniciativa da Altice surge numa altura em que o mercado de banca digital está em expansão, com o aparecimento de várias empresas de serviços financeiros exclusivamente online (fintechs). E no caso específico do mercado francês - onde a Altice controla a SFR - é uma estratégia que visa combater a iniciativa da concorrente Orange, que já criou o Orange Bank com o objectivo de alcançar os dois milhões de clientes em dez anos. 

Em Portugal, a Altice já conta com a tecnologia da Meo que lhe permite oferecer um serviço de agregador de contas bancárias - o Meo Wallet.