Perdeu o seu amor por apoiar Trump? Há um site para encontrar um novo par

Site de encontros românticos para apoiantes do novo Presidente dos EUA já tem 12 mil utilizadores.

Foto
TrumpSingles.com AFP

O encontro romântico estava a correr bem, até que um dos dois disse que apoiava Donald Trump. Nessa altura as faíscas apagaram-se e eles nunca mais se voltaram a ver.

Casos como estes aconteceram aos milhares num país completamente dividido e levou à criação de sites de encontros românticos nos quais a preferência política é o primeiro atractivo. Entre eles, destaca-se um que é dedicado especialmente para os seguidores do novo Presidente dos EUA.

O site chama-se TrumpSingles.com (Solteiros com Trump) e tem cerca de 12.000 pessoas registadas. É igual a muitos outros sites de encontros românticos, como Match.com ou Cupid.com, mas a inspiração veio, na verdade, de um site similar dedicado aos seguidores do senador e ex-candidato democrata Bernie Sanders.

“Acho que o pessoal do Trump precisa mais disso”, diz o criador do TrumpSingles, David Goss, numa entrevista por telefone à AFP.

“Ouvi muitas histórias de pessoas que foram a encontros e tudo estava a correr bem, divertido, até que a conversa política começa e mata qualquer hipótese de um relacionamento acontecer”, acrescenta.

Cerca de 15% dos americanos usam sites ou aplicações de telemóveis para encontros românticos, a maioria deles entre 18 e 24 anos, segundo um estudo do Pew Research Center.

E nos perfis de aplicações como o Tinder ou Happn, há uma frase que se repete com certa frequência: se apoias Trump, nem te aproximes.

O portal de Goss, pago, é um refúgio para quem apoia abertamente o novo Presidente - e também para aqueles que têm vergonha ou medo de admitir que votaram no republicano. Estes eleitores que estão “dentro do armário” são, principalmente, de cidades grandes como Filadélfia e Nova Iorque, que votaram esmagadoramente na democrata Hillary Clinton.

No estrangeiro, o site tem, curiosamente, utilizadores na Arábia Saudita e no Irão, "países de que Trump não é muito amigo”, diz Goss.

Sobre uma foto a preto e branco de um casal a rir, o logótipo do TrumpSingles, em letras douradas e com uma bandeira dos Estados Unidos na mesma cor, está em perfeita sintonia com o estilo do Presidente eleito.

O slogan também segue a mesma linha da campanha: Making Dating Great Again (faça com que os encontros românticos sejam outra vez grandiosos), em referência ao Make America Great Again de Trump.

Uma visita rápida ao site mostra que a maioria dos utilizadores são brancos, a base do eleitorado que levou o republicano ao poder. Alguns aparecem nas fotos com bonés ou t’shirt’s da campanha de Trump.

“Não houve nenhum sinal de membros que não apoiem Trump”, disse Goss, indicando que perfis que tenham mensagens contra o candidato ou contra quem votou nele são apagados.

"Não importa a preferência sexual, a religião, qualquer um é bem-vindo, desde que esteja lá pelas razões correctas. As pessoas que querem estar no site para ser idiotas serão removidas”, disse o ex-produtor de televisão de 35 anos.

Casado com uma republicana, Goss diz que não está associado à equipa de Trump nem apoia “100% o que ele quer fazer”, mas que quer “um lugar para os que o apoiam”.

O empresário, que não conhece o magnata mas assegura que este sabe do seu site, lembrou que até quatro horas antes de ser anunciado o vencedor presidencial ele tinha certeza de que o republicano ia perder, e já planeava como ia mudar a plataforma para se adequar ao novo cenário.

Agora, aposta nos próximos quatro anos e espera ter cerca de 100.000 utilizadores no final de 2017.

HillarySingles.com?

Já o site BernieSingles.com começou como um grupo de Facebook durante a campanha eleitoral e chegou a ter 30 mil utilizadores. Foi entretanto, apagado, mas está ser numa nova página chamada ProgressivesMeet.com (para progressistas), que será lançada no primeiro trimestre do próximo ano.

“É uma plataforma que aproveita a paixão pela política”, explicou à AFP Chase Dimond, de 24 anos, que criou a plataforma com Jared Stephens, de 24, e Jill Crosby, de 50.

“Os movimentos políticos representam os princípios e as crenças das pessoas, e isso cria um excelente ambiente num encontro”, afirma por sua vez Crosby, que é proprietária de uma rede de sites de relacionamento para "encontros conscientes".

E por que não há um HillarySingles.com?

“Não há paixão nem fogo por Hillary, há muitas dúvidas sobre ela, sobre a sua ética e sua moral. Não é o mesmo movimento que Bernie acendeu", afirmou Crosby.

Sugerir correcção
Comentar