Parlamento aprova protesto contra ocultação do BCE sobre banca

Voto de condenação foi apresentado pelo PCP a propósito da recusa de Vítor Constâncio em comparecer na comissão de inquérito ao BANIF.

Foto
Vitor Constâncio esteve sob fogo cruzado na AR, em 2009, por causa do BPN Pedro Cunha

Da direita à esquerda, os partidos com assento parlamentar aprovaram por unanimidade um protesto pela recusa do Banco Central Europeu (BCE) de dar a “informação necessária ao esclarecimento das decisões tomadas no âmbito do BES e do BANIF”. O protesto constava de um voto apresentado pelo PCP a propósito da recusa do vice-governador do BCE Vítor Constâncio em prestar depoimento aos deputados portugueses, embora não se refira a essa recusa em concreto.

O voto incide sobre o comportamento do BCE no caso do BES e do BANIF, nomeadamente, o de “ocultar à Assembleia da República informações essenciais para o exercício das suas competências soberanas relativas à avaliação dos mecanismos de supervisão bancária”. Este ponto obteve o consenso de todas as bancadas. Já um segundo ponto (votado separadamente), que mostra “preocupação” relativamente ao “potencial conflito de interesses existente entre a supervisão e a política monetária”, mereceu o chumbo do PSD.

No texto, a bancada comunista condena o comportamento de ocultação de informação por parte do BCE. “Nada justifica” que a informação relativa a processos que implicam avultados recursos do Estado português seja negada às Comissões de Inquérito Parlamentar, privando um órgão de soberania da República do exercício dos seus poderes constitucionais”, segundo o voto de protesto, recordando que a mesma falta de resposta aconteceu aos deputados europeus que questionaram a instância sobre as decisões no âmbito do BES e do BANIF. 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários