Caixabank acredita em sucesso da OPA sobre BPI

Banco diz que próxima assembleia-geral sobre desblindagem dos direitos de voto será "diferente da do ano passado"

Foto
Espanhóis controlam 44% do BPI

O Caixabank acredita que a OPA sobre o BPI estará concluída no terceiro trimestre deste ano, uma vez que o novo decreto-lei que permite a desblindagem dos estatutos do banco português apenas entra em vigor a 1 de Julho.

O Caixabank é o maior acionista do BPI, com 44,1% do capital, e lançou nas últimas semanas uma Oferta Pública de Venda (OPA) sobre o restante capital do banco português, condicionada à eliminação dos estatutos de bloqueio na entidade financeira portuguesa, que lhe limitam os direitos de voto a 20%. Entretanto, foi publicado a 20 de Abril em Diário da República um diploma que abre caminho à desblindagem dos estatutos no BPI.

Em conferência de imprensa de apresentação de resultados do primeiro trimestre, o administrador-delegado do Caixabank, Gonzalo Gortázar, considerou este novo decreto fundamental para toda a operação. "Em algum momento terá de haver uma assembleia-geral de accionistas do BPI para decidir se levanta ou não as limitações estatutárias. De acordo com o novo decreto-lei aprovado pelo Governo português, o Caixabank não estará limitado no nosso direito de voto, portanto será uma assembleia-geral diferente da do ano passado", disse o responsável.

Em Fevereiro do ano passado, o banco catalão já tinha apresentado uma OPA com condições semelhantes, mas que falhou quando os restantes accionistas do BPI votaram contra o levantamento do bloqueio aos direitos de voto.
"Estamos confiantes de que [desta vez] o resultado será positivo. O decreto-lei entra em vigor a 1 de Julho, portanto estamos a falar de um processo que vai levar o seu tempo. O nosso objectivo é que a operação se possa concluir no terceiro trimestre [até Setembro], mas estas operações dependem de muitos factores pelo que não se pode ser taxativo", ressalvou.

O caso de Angola

Questionado pela Lusa sobre se o Caixabank manteve negociações com representantes do Governo português sobre este novo decreto-lei, que os accionistas angolanos da Santoro Finance descrevem como um decreto "à medida" do banco espanhol, Gonzalo Gortázar preferiu não comentar. "Prefiro não responder", disse o responsável, acrescentando que "tem o maior respeito pelo executivo português e por Portugal, também pelo de Angola". O Caixabank assumiu hoje que "já não é tempo de negociar com outros acionistas do BPI sobre a estrutura de capital", uma vez que apresentou uma OPA, admitindo apenas dialogar sobre o problema da exposição ao risco de Angola.

O BPI continua exposto ao risco de Angola, uma vez que detém mais de 50% do Banco Fomento e Angola, que Gonzalo Gortázar descreveu como "uma jóia". Caso o BPI não reduzisse a exposição a Angola até 10 de Abril, arriscava-se a pagar uma multa diária de 160 mil euros. Essa sanção foi suspensa - mas ainda sem uma decisão definitiva - com o anúncio de um pré-acordo e com a apresentação da OPA.

Sugerir correcção
Comentar