Exportação têxteis com crescimento expressivo para Espanha e EUA

Vendas do sector para os mercados externos subiram 4% nos primeiros nove meses.

Foto
As exportações de artigos de vestuário cresceram 2%. PÚBLICO/Arquivo

As exportações de têxteis e vestuário cresceram 4% nos primeiros nove meses, ultrapassando os 3,6 mil milhões de euros, com os maiores crescimentos absolutos a verificarem-se nas vendas para Espanha e para os Estados Unidos.

De acordo com os dados da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), as vendas para Espanha e Estados Unidos registaram um acréscimo de 99 e 49 milhões de euros, respectivamente.

 A Alemanha surge em terceiro lugar, com um aumento de 10 milhões de euros. Em destaque pela positiva esteve ainda o Reino Unido (mais 4,3 milhões de euros), o Canadá (mais 4,1 milhões), a República Checa (mais 4 milhões), a Argentina (mais 2,8 milhões) e a Eslováquia (mais 2,4 milhões).

Por segmentos de produtos, as exportações de matérias-têxteis registaram um crescimento de 4%, as de vestuário subiram 2% e as têxteis-lar e outros artigos têxteis confeccionados aumentaram 8%.

Dentro das matérias-têxteis, o segmento que mais cresceu foi o dos filamentos sintéticos ou artificiais, com um crescimento de 15%. Os tapetes e outros revestimentos têxteis registaram um aumento nas vendas para os mercados externos de 14%.

A balança comercial da indústria têxtil e de vestuário registou um saldo positivo de 808 milhões de euros no período em análise.

Sugerir correcção
Comentar