Acções do BES atenuam perdas e negoceiam perto dos 0,39 euros

Pressão vendedora aumenta face a novas notícias negativas para a instituição.

Foto
Carlos Costa pode avançar com a liquidação do BES "mau" Nuno Ferreira Santos

As acções do BES estão a recuperar na bolsa de Lisboa, depois de terem estado a cair perto dos 20%, para 0,36 euros, mínimo de mais dois anos. Às 11h30, negociavam-se perto dos 0,39 euros.

O preço de venda da participação de 4,99% do BES a 0,34 euros, a eventual necessidade de um aumento de capital para fazer face à exposição financeira a empresas do universo familiar, bem como no BES Angola, são factores negativos a pesar sobre o título.

A possibilidade de os títulos do BES encostarem, esta terça-feira, aos 0,34 euros, o valor da venda fora de bolsa daquela participação, era uma possibilidade avançada ontem no mercado.

Outro factor de pressão sobre os títulos é a notícia avançada esta terça-feira pelo <i>Jornal de Negócios</i>, dando conta de que a exposição em empréstimos do banco nacional ao BES Angola ascende a 3000 milhões de euros, um montante muito superior ao admitido até agora.

Esta manhã, a queda do banco liderado por Vítor Bento estava a arrastar todo o sector bancário, com o BCP a aproximar-se de uma queda de 5%, o Banif a desvalorizar 3,33% e o BPI a cair 3%.

As acções da PT seguem a cair mais de 2%, não existindo ainda qualquer informação sobre o pagamento do papel comercial por parte da Rioforte, uma das holdings do grupo Espírito Santo cujo prazo de reembolso termina esta terça-feira.

O mercado está a antecipar que possa haver uma renegociação do montante ou prazos de reembolso do papel comercial subscrito pela PT, no montante de aproximadamente 900 milhões de euros.

Notícia actualizada às 11h40

Sugerir correcção
Comentar