Participação de 4,99% do BES vendida com desconto de 24% face à última cotação

Valor pode influenciar evolução futura das acções em bolsa.

Foto
BES liderou as perdas ao cair 3,77% Sara Matos

A participação de 4,99% do BES, dada como garantia de um empréstimo de 100 milhões de euros contraído pela Espírito Santo Financial Group, foi vendida fora de bolsa a 0,34 euros, revela um comunicado da ESFG, divulgado esta segunda-feira após o fecho da bolsa.

O valor a que foram vendidas as acções representa um desconto de 24,4 % face à cotação de fecho dos títulos na sessão desta segunda-feira - 0,45 euros.

O valor da alienação do lote de acções, que deverá ter sido efectuada pelo banco japonês Nomura - embora a ESFG não o confirme-, poderá gerar duas leituras no mercado, com influência directa no valor das acções.

A primeira interpretação é a de que os 0,34 euros representam um novo patamar de sustentação da acção, e isso pode forçar a queda da cotação até esse valor, o que representará uma forte desvalorização do valor de mercado do banco, que neste momento já ultrapassa os 50% face ao valor do final do ano passado.

A segunda leitura é a de que há investidores dispostos a assumir risco no BES, e que o interesse poderá ir além dos cerca de 5% agora transaccionados. Esta expectativa pode travar maiores desvalorizações.

O comunicado da ESFG apenas refere que a 14 de Julho de 2014 foram vendidas 281.248.084 acções, equivalente a 4,99% do BES. E que a transacção foi realizada over-the-counter (mercado de balcão/fora de bolsa), a 0,34 por acção.

O comunicado da ESFAG  termina a dizer que “a transacção foi concluída”.

Ao valor anunciado, a venda dos 4,99% de acções do BES permitiu um encaixe próximo dos 100 milhões de euros, perto do valor do empréstimo do Nomura à instituição portuguesa através da qual a família Espírito Santo gere a participação no BES.

Sugerir correcção
Comentar