Kathryn Bigelow poderá filmar a história da libertação do sargento Bowe Bergdahl

A história do "último prisioneiro de guerra dos EUA" está também nos planos do realizador Todd Field.

Foto
Bergdahl em 2009 Reuters TV

As comparações do caso do sargento Bowe Bergdahl com a ficção recente já foram devidamente exploradas e condenadas – tendo sido a série Segurança Nacional o ponto de contacto mais comum -, mas agora surgem novos indícios de que há dois projectos para filmar a história do militar norte-americano prisioneiro dos taliban e libertado em Maio. Um deles é da única realizadora a ter ganho um Óscar, a bélica Kathryn Bigelow, e o outro é de Todd Field, o autor de Pecados Íntimos.

Bigelow deve juntar-se ao seu parceiro do costume, Mark Boal, para transportar para o cinema a história de Bergdahl, que esteve refém dos taliban, no Afeganistão, durante cinco anos e que no final de Maio foi libertado em troca da liberdade de cinco dirigentes taliban detidos em Guantánamo – o que levou a ala republicana a criticar duramente a decisão da Administração Obama. Durante o seu sequestro, Bergdahl terá sido torturado, como noticiou o New York Times, mas ainda se sabe pouco sobre o estado de saúde física e psicológica do militar, que esteve a recuperar no centro militar norte-americano Landstuhl, na Alemanha, e que regressou aos EUA há três dias, mas que ainda não estará pronto para regressar ao contacto com a sua família. Mesmo o domínio da fala na língua inglesa estaria comprometido quando da sua libertação, por exemplo.

A história de Bowe Bergdahl, de 28 anos, não é apenas a da sua libertação e cativeiro, mas dos momentos antes da sua captura. O sargento foi apanhado pelos taliban quando abandonou o seu posto no Afeganistão e colegas da sua unidade disseram já que Bergdahl expressara críticas à actuação do Exército norte-americano e que pretenderia desertar. Outras fontes recordam que o jovem militar estudou em casa e tinha fortes convicções religiosas, tendo também passado uma temporada num mosteiro budista e tentado alistar-se na Legião Estrangeira.

Agora, dois realizadores estarão a preparar-se para abordar a sua história, partindo Bigelow de Estado de Guerra, sobre a guerra no Iraque, e de 00h30: Hora Negra, sobre a operação para apanhar Osama bin Laden para a história da libertação de Bergdahl, noticia o site Deadline. A revista Hollywood Reporter precisa que a Annapurna Pictures, a mesma de 00h30: Hora Negra, estará envolvida. Os dois filmes ganharam sete óscares. Todd Field enfrentará assim dificuldades acrescidas para ver o seu próprio projecto avançar em algum estúdio visto que Bigelow e Boal têm já Óscares e pedigree nestas temáticas. O projecto de Field baseia-se na reportagem America's Last Prisoner of War sobre Bergdahl escrita para a Rolling Stone pelo falecido jornalista Michael Hastings.

Mas como assinala a revista Time, haverá ainda questões legais a tratar nenhum dos projectos tem ainda luz verde do próprio ou da sua família, nem os direitos para poder contar a história, sem os quais se prevêem obstáculos legais ao avanço de qualquer um dos filmes. Contudo, a Fox Searchlight, associada ao projecto de Field, já garantiu os direitos de America's Last Prisoner of War.

 

 

  

  

 

Sugerir correcção
Comentar