Continental Mabor com lucro recorde em ano de quebra ligeira de vendas

Pneus de alta performance contribuiram para o recorde nos resultados líquidos.

Foto
A Continental Mabor fornece 22 marcas automóveis

A Continental Mabor, empresa do grupo alemão Continental com fábrica de pneus em Lousado (Famalicão), atingiu um resultado líquido de 195,7 milhões de euros em 2013, cerca de nove milhões mais do que no ano anterior. As vendas líquidas caíram ligeiramente (cerca de dois milhões de euros) para 794,3 milhões de euros.

Em comunicado, o presidente da companhia, Pedro Carreira, sublinha que “este recorde nos resultados líquidos deveu-se, sobretudo, à produção de um volume superior na gama alta – pneus ultra alta performance”. E acrescenta que os números da empresa são "muito significativos, já que ao longo do ano se registou um clima de alguma instabilidade nos mercados internacionais".

O cash-flow (resultado operacional) também conheceu uma evolução muito positiva - cerca de 3% -, passando de 210,5 milhões, em 2012, para mais de 217 milhões de euros no ano passado. Já o valor acrescentado bruto subiu para 347,6 milhões de euros.

O mercado alemão continuou a ser o principal destino dos produtos da Continental Mabor, representando 31% das vendas totais. Seguem-se, na lista de clientes da empresa, o Reino Unido (10%) e a Espanha e a França (7%). O grosso dos fornecimentos (39%) tem como destino as linhas de montagem das 22 marcas com as quais a unidade portuguesa trabalha.

A Continental Mabor, com 1704 trabalhadores, é uma das cinco empresas que o grupo alemão controla em Portugal. Para além da Continental Pneus (responsável pela comercialização de produtos), também em Lousado, tem a Indústria Têxtil do Ave, que produz telas para pneus. No perímetro da Autoeuropa, funcionam a Continental Lemmerz, que monta as rodas para os veículos produzidos em Palmela, e a Continental Teves, que fornece componentes para a indústria automóvel. No conjunto, estas unidades, com 2320 funcionários, tiveram vendas superiores a 1000 milhões de euros.

A nível mundial, o grupo germânico facturou 33,3 mil milhões de euros no passado e empregava, no final de Dezembro, 178 mil pessoas em 49 países.

 

Notícia corrigida às 15h30. 178 mil pessoas empregadas pelo grupo e não 178.

 

 

Sugerir correcção
Comentar