Governo aprovou estratégia orçamental e vai apresentá-la no Parlamento

Vítor Gaspar fala nesta terça-feira, às 15h, na Assembleia da República. Documento será publicado no site do Parlamento.

Vítor Gaspar, ministro das Finanças
Foto
Vítor Gaspar, ministro das Finanças

O Governo aprovou nesta terça-feira, em Conselho de Ministros extraordinário, o Documento de Estratégia Orçamental (DEO), revela uma nota publicada nesta terça-feira na página de Internet do Governo.

É ainda afirmado que o DEO aprovado "será hoje apresentado na Assembleia da República", algo que será feito através de uma intervenção do ministro das Finanças, que tem presença marcada às 15h na Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República.

Fonte oficial do Ministério das Finanças confirmou ainda ao PÚBLICO que o documento será entregue no decorrer desta terça-feira nos serviços da Assembleia da República, momento a partir do qual poderá ser tornado público.

Não é claro ainda se, no DEO, estão explicitadas quais as medidas que irão ser tomadas para cumprir o plano de cortes permanentes da despesa de 4000 milhões de euros que o Governo prometeu apresentar à troika. Algumas dessas medidas produzirão efeitos já este ano, ajudando a compensar o chumbo do Tribunal Constitucional na parte dos cortes nas pensões e nos salários dos funcionários públicos previstos no Orçamento do Estado para 2013.

Passos Coelho tem prevista também uma intervenção pública esta terça feira, também às 15h, na abertura da edição deste ano das Conferências do Estoril.

Notícia actualizada às 15h04:

acrescenta informação que o Documento de Estratégia Orçamental será entregue hoje aos serviços da Assembleia da República e tornado público.