Porto Editora absorve Bertrand e Círculo de Leitores a partir de hoje

A compra dos negócios do DirectGroup pela Porto Editora é hoje formalizada através da assinatura do contrato, em Lisboa. As 54 livrarias Bertrand e o Círculo de Leitores passam, assim, a integrar os activos da editora do norte, que quase duplica o número de trabalhadores.

“Este processo tem um significado especial para nós, mas também para o sector editorial português, considerando o contributo que a Bertrand e o Círculo de Leitores têm dado à promoção das nossas língua e cultura”, afirmou Vasco Teixeira, administrador do grupo, em declarações à Lusa. O responsável garantiu que “a integração decorrerá sem problemas, o que será fundamental para enfrentar os desafios que se avizinham”.

Por saber está o destino do clube de leitores, que tem vindo a perder membros nos últimos anos. Também não se sabe se a Porto Editora vai integrar todos os 650 trabalhadores do DirectGroup na sua força laboral, que atinge os 750 trabalhadores.

O ano passado, a Porto Editora teve um volume de negócios de 95 milhões de euros e espera chegar aos 150 milhões no final deste ano, com a entrada da Bertrand e do Círculo de Leitores. Reforça a liderança no sector livreiro, à frente da Leya de Pais do Amaral (89,8 milhões de euros em 2008).

Sugerir correcção
Comentar