Toda a Mafalda reeditada em Portugal a propósito dos seus 50 anos

A pequena Mafalda celebra este ano o seu 50.º aniversário e para marcar a data a Verbo vai reeditar em Portugal todas as suas tiras.

Foto
Livro chega às lojas no final de Outubro DR

É quase uma edição de coleccionador, um livro que todos os amantes da pequena contestatária, criada pelo argentino Quino em 1964, vão querer ter em casa. Toda a Mafalda chega às lojas no final de Outubro e além de incluir todas as tiras numa nova edição cartonada, terá uma capa inédita e ainda uma série de artigos e informação que completam a leitura.

A primeira história de Mafalda foi publicada a 29 de Setembro de 1964. Quino pensara pela primeira vez nesta filósofa de palmo e meio dois anos antes, para uma campanha publicitária da marca de electrodomésticos Mansfield que nunca chegou a ver a luz do dia. Desde então, os anos passam e Mafalda não cresce, continua a ter 6 anos e acompanha já algumas gerações. Habituámo-nos ao seu olhar do mundo e às suas perguntas e à sua demanda por uma sociedade mais justa e digna.

É por isso que no ano em que completa 50 anos, a editora Verbo vai reeditar todas as suas tiras, que serão acompanhadas por artigos de opinião e diversa informação que, guiando o leitor, o ajudam a contextualizar a personagem e os gags nos acontecimentos históricos que a Argentina e o Mundo vivenciaram entre 1964 e 1973.

Foto
Tira gentilmente cedida pela Editorial Verbo

Quino publicou a sua primeira tira da Mafalda no semanário Primera Plana, em Buenos Aires. Em Março de 1965, menos de um ano depois da estreia, Mafalda muda-se do Primera Plana para o El Mundo de Buenos Aires, onde começou a surgir diariamente. As personagens Manelito e Susanita foram publicadas pela primeira vez neste jornal. No final de 1967, altura em que a mãe de Mafalda ficou grávida, o jornal El Mundo encerra portas e por isso Gui, o irmão da criança, nunca chegou a aparecer neste diário.

Foto
Tira gentilmente cedida pela Editorial Verbo

A publicação de Mafalda recomeçou então seis meses mais tarde, em Junho de 1968, no Siete Días Illustrados, onde permaneceu até Junho de 1973, ano em que Quino decidiu pôr fim à publicação das tiras da sua mais célebre personagem. A partir dessa data Quino desenhou Mafalda muito poucas vezes, e fê-lo sobretudo para promover campanhas pelos Direitos Humanos (como aconteceu em 1976 quando ilustrou a Declaração Universal dos Direitos da Criança).

Foto
Tira gentilmente cedida pela Editorial Verbo

Quino, de verdadeiro nome Joaquín Salvador Lavado, filho de imigrantes andaluzes, nasceu em 1932, em Mendoza, na Argentina. Descobriu o desenho com um tio, Joaquín Tejón, pintor e artista gráfico, e publicou a sua primeira tira em 1954, tinha 22 anos. Hoje, aos 81 anos, já não desenha. Por coincidência, o autor recebeu este ano o Prémio Príncipe das Astúrias na categoria de Comunicação e Humanidades, no valor de 50 mil euros.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários