O Gorgulho

Há uma revista trimestral bonita e graficamente audaz, cheia de sabedoria antiga e de uma novíssima genica para lutar contra os venenosos poderes estabelecidos, que está cheia de ideias facilmente conseguidas e de verdades atropeladas por todos os lados.

Chama-se O Gorgulho e o número mais recente (já existe há mais de uma década) é o da Primavera de 2014. Custa 1,50 euros e é não só uma pechincha, como uma revelação e uma esperança excepcionalmente já concretizada.

É uma revista perigosa, do lado das forças do bem, que são tão tradicionais como revolucionárias. O Gorgulho, de todas as revistas portuguesas que conheço, é, de longe, a mais ecológica, estética e culturalmente importante.

É escrita, editada e publicada pela Colher para Semear – Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais. Vê-se pelo nome que não só sabem escrever, como sabem descrever o que fazem.

É necessário, para sobrevivermos mínima e saudavelmente, lermos os vários artigos do chocante e escandaloso "Dossiê Herbicida". Resumo rápido: estão a mentir e a envenenar-nos ao mesmo tempo. À grande. Com desculpas ora mentirosas, ora ignorantes.  Geralmente as mesmas.

O director é José Miguel Fonseca – excelente jornalista, como os poucos, mas bons directores desde a invenção da imprensa. Mas todos os colaboradores e todos os artigos são preciosos e pontiagudos.

O email é colherparasemear@gmail.com. O número de telefone é 236-622-218. O número de telemóvel é 914-909-334.

Juntemo-nos a eles!

Sugerir correcção
Comentar