Se Terry O'Neill começasse a fotografar hoje não tinha nada que o inspirasse

Uma exposição sobre os 50 anos de carreira do fotógrafo inglês é inaugurada esta quinta-feira no Centro Comercial Colombo.

Fotogaleria
Rolling Stones Terry O'Neill
Fotogaleria
Paul McCartney Terry O'Neill
Fotogaleria
Bruce Springsteen Terry O'Neill
Fotogaleria
Tina Turner Terry O'Neill
Fotogaleria
Al Pacino Terry O'Neill
Fotogaleria
Amy Winehouse Terry O'Neill
Fotogaleria
Audrey Hepburn Terry O'Neill
Fotogaleria
Ava Gardner Terry O'Neill
Fotogaleria
David Bowie Terry O'Neill
Fotogaleria
David Bowie Terry O'Neill
Fotogaleria
David Bowie e Elizabeth Taylor Terry O'Neill
Fotogaleria
Brigitte Bardot Terry O'Neill
Fotogaleria
Clint Eastwood Terry O'Neill
Fotogaleria
Elvis Presley Terry O'Neill
Fotogaleria
Sean Connery Terry O'Neill
Fotogaleria
Robert Mitchum Terry O'Neill
Fotogaleria
Mick Jagger Terry O'Neill

Sempre que a luz do flash se apagava o cão saltava. Um novo disparo e voltava a ladrar, enfurecido, lançando-se na direcção do flash. Queria mordê-lo. Ao lado, David Bowie mantinha-se imperturbável. Atrás da câmara fotográfica, Terry O’Neill registava uma das mais icónicas imagens da carreira do músico.

A fotografia, captada nos anos 1970 para a promoção do álbum Diamond Dogs, é uma das 50 imagens da exposição Terry O’Neill – Faces of the Stars, que a partir desta quinta-feira vai ocupar a praça central do Centro Comercial Colombo até 28 de Setembro.

Foto
David Bowie numa fotografia de promoção do álbum Diamond Dogs Terry O'Neill

O rosto do músico de Life on Mars é, aliás, um dos mais presentes nesta exposição que esboça um olhar sobre a carreira do fotógrafo inglês. Com ele, “cada fotografia era uma verdadeira arte de representação, cada vez mais desafiador e inventivo”, descreveu O’Neill. “Era naturalmente e maravilhosamente excêntrico”. Para além desta imagem de Bowie, nesta exposição vemo-lo ainda de semblante entre o exausto e o desafiante na fase Thin White Duke, ou a enlear Elizabeth Taylor como se formassem um par da época gloriosa de Hollywood.

Entre a encenação e o improviso, esta fotografia, que resultou de um encontro combinado pelo próprio Terry O’Neill, desvenda um dos aspectos essenciais da obra do fotógrafo: o poder revelador da cumplicidade.

O’Neill, agora com 77 anos, começou a fotografar nos anos 1960, em Londres. A história é curiosa e conta-se rapidamente. É a história de um rapaz que sonhava ser baterista de jazz e que, para poder tocar nos clubes de Nova Iorque, decidiu candidatar-se ao cargo de comissário de bordo na British Airways. Acabou admitido para a equipa de fotografia da companhia aérea.

No aeroporto fotografou um homem de aspecto ilustre que descansava num café. O homem era afinal, R.A. Butler, o secretário britânico de Estado e de Assuntos Internos da época, e a fotografia foi comprada e publicada na primeira página de um popular jornal britânico. Foi o início da carreira de O’Neill, que com 21 anos se tornou o mais jovem fotógrafo a trabalhar em Fleet Street, a rua cujo nome se tornou sinónimo de toda a imprensa inglesa.

A par de David Bailey ou Terence Donovan, Terry foi um dos fotógrafos que, mais do que documentar, desenharam de raiz a imagem dos famosos Swinging Sixties, quando os jovens londrinos se mobilizaram, década e meia depois do pós-guerra, num movimento cultural de subversão.

“Estava no lugar certo, na hora certa”, resumiu um dia o fotógrafo. “A sensação era que a cada dia acontecia algo novo”. E Terry estava lá para fotografar o que despontava. Na redacção perguntaram-lhe qual seria a próxima grande banda e ele foi fotografar a sua aposta. Os editores ficaram horrorizados com os elementos da banda, disseram que pareciam cinco monstros pré-históricos. Terry O’Neill tinha fotografado os Rolling Stones.

Quando os Beatles gravaram o seu primeiro álbum de estúdio, O’Neill estava lá. Foi fotografá-los nas traseiras dos estúdios de Abbey Road e a imagem foi a primeira da banda a aparecer num jornal de cobertura nacional. “Ninguém tinha fotografado uma banda pop antes, por isso podia safar-me com qualquer coisa. Fotografei aquilo que achava que um grupo pop devia parecer.”

O’Neill registou a vertigem dos acontecimentos e dos seus intérpretes sem ser seduzido por ela. Não vivia durante a noite. Queria estar no jornal de manhã cedo porque tinha de revelar as imagens do dia anterior e também porque essa era a única maneira de impor a sua presença.

E assim continuou mesmo quando, com 26 anos, rumou aos Estados Unidos, nomeadamente a Hollywood. Entrava assim no olho do furacão da cultura das celebridades. Fotografou Clint Eastwood, Paul Newman, Katherine Hepburn, Steve McQueen, Ava Gardner, Faye Dunaway (com quem esteve casado entre 1983 e 86), Jane Fonda, Brigitte Bardot, Audrey Hepburn, Elvis Presley, Bruce Springsteen, Al Pacino, Tina Turner ou Frank Sinatra. A lista de nomes podia continuar e seria igualmente impressionante.

Dedicou-se sobretudo à intrincada arte do retrato. Particularmente complicada porque à sua frente estavam personalidades sobejamente conhecidas, estrelas de cinema, da música, da moda, da política também, aquelas cujo rosto já tinha sido registado tantas e tantas vezes. O’Neill respondeu com outra das suas estratégias habituais: a sua invisibilidade.

“Nunca quis atenção, não queria ser famoso”, revelou numa entrevista ao Telegraph. “Nunca me senti verdadeiramente fascinado por ninguém, apreciava a ajuda que os famosos me davam mas nunca vivi para isso.” Terry O’Neill passava muito tempo com os seus fotografados. Podia ou não conquistar a sua amizade, mas ganhava a sua confiança. Foi essa equação de imprecisa resolução, que em doses iguais mistura tempo e confiança, que lhe permitiu desvelar muita da espontaneidade reflectida no seu trabalho.

Foto
O actor Al Pacino Terry O'Neill

Olhar para os retratos de Terry O’Neill é também descobrir em suspenso uma época que já dificilmente reconhecemos e uma visão de fotografia de artistas que está cada vez mais distante. O próprio O’Neill olha com desdém para as actuais passadeiras vermelhas das estreias de cinema, com actores que estacam diante dos fotógrafos e estes a disparar dezenas e dezenas de vezes na esperança de que pelo menos uma das fotografias esteja boa.

Na já citada entrevista ao inglês Telegraph, o desconsolo é evidente. “Se estivesse a começar agora, não sei onde iria buscar inspiração. As estrelas de cinema tinham personalidade, agora são apenas 15 minutos de fama. Não quero fotografar pessoas que participaram no Factor X.”

Sugerir correcção
Comentar