MOTELx regressa em Setembro com Brian Yuzna e Álex de la Iglesia

Oitava edição do certame lisboeta prolonga-se do São Jorge para o Tivoli e mostra igualmente os novos filmes de Alejandro Jodorowsky e Takashi Miike, entre muitas outras novidades do filme fantástico.

Foto
Life After Beth abre o festival DR

Brian Yuzna, um dos nomes de maior culto do cinema fantástico dos anos 1980, e Álex de la Iglesia, um dos mais iconoclastas cineastas espanhóis da actualidade, são os dois convidados principais da edição 2014 do MOTELx, a decorrer entre 10 e 14 de Setembro próximos.

O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que mantém “sede” no cinema São Jorge mas expande este ano também para o teatro Tivoli, do outro lado da Avenida da Liberdade, apresenta igualmente as mais recentes novidades da produção mundial de cinema fantástico e de terror a par das habituais master classes e workshops e da competição de curtas-metragens de género portuguesas.

A inauguração é na noite de quarta 10 com Life After Beth, uma comédia de zombies que marca a estreia na realização de Jeff Baena (colaborador de David O. Russell, o autor de Guia para um Final Feliz); o encerramento oficial, na noite de domingo, dá-se com Stage Fright, do canadiano Jérôme Sable, sobre um serial killer à solta num campo de férias de artes da representação.

Brian Yuzna virá a Portugal por ocasião dos 25 anos de um dos grandes filmes de culto do fantástico independente americano dos anos 1980. Society, que marcou igualmente a sua estreia na realização, é uma metáfora mal-disfarçada da luta de classes que desconstruía os filmes de adolescentes à John Hughes através da história de um jovem da alta sociedade que descobre um terrível segredo. Yuzna é igualmente conhecido pelas suas colaborações com Stuart Gordon em adaptações de H. P. Lovecraft como Re-Animator e foi igualmente um dos autores do grande êxito da Disney Querida, Encolhi os Miúdos. Para lá de Society, o MOTELx mostrará ainda Bride of Re-Animator e The Dentist.

Já o basco Álex de la Iglesia é um cineasta de culto cuja obra tem sido irregularmente distribuída em Portugal. Apadrinhado por Pedro Almodóvar, que lhe produziu a primeira longa, e vencedor dos prémios de argumento e realização em Veneza 2010 por Balada Triste de Trompeta, o seu título mais conhecido será El Día de la Bestia, a comédia sobre um padre que percorre Madrid para impedir o nascimento do Anticristo. O MOTELx irá mostrar o seu título mais recente, a comédia Bruxas e Outras Loucas (que ainda aguarda estreia entre nós), a par de A Comunidade, com Carmen Maura, e El Dia de la Bestia.

Entre as novas produções apresentadas pelo festival destaque para o regresso ao cinema do lendário autor de culto de El Topo e Santa Sangre, o chileno Alejandro Jodorowsky, com The Dance of Reality, e The Raid 2, a sequela do fenómeno de popularidade dirigido na Indonésia pelo inglês Gareth Evans. Outros títulos incluem a muito aclamada produção americana Coherence, onde o americano James Ward Byrkit (co-argumentista de Rango) encena um jantar de amigos que um cometa lança no caos, e o novo filme do veterano japonês Takashi Miike, Over Your Dead Body.

A par da mais recente entrada na série de filmes em episódios V/H/S, V/H/S Viral, e Open Windows, uma experiência formal do espanhol Nacho Vigalondo com Elijah “Frodo” Wood e a estrela porno Sasha Grey, será igualmente exibido o documentário de Alexandre Philippe sobre a história e ressurreição do filme de zombies, Doc of the Dead.

Paralelamente, o MOTELx irá apresentar 13 novas curtas-metragens portuguesas de género no âmbito da sua aposta no desenvolvimento do filme de terror feito em Portugal, concorrendo ao prémio que será anunciado no último dia do festival.

Serão apresentados dois filmes portugueses paredes meias com o género, O Cerro dos Enforcados de Fernando Garcia e Os Canibais de Manoel de Oliveira, e (com entrada livre) o primeiro episódio da 7ª temporada da série de televisão Sangue Fresco. Em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, o Palácio Foz receberá um pequeno ciclo de filmes de animação da Disney baseados em contos de fada clássicos, e haverá ainda tempo para masterclasses com a equipa de duplos de David Chan (ligado à produção de Capitão Falcão) e com o especialista em efeitos especiais Dan Frye.

Os bilhetes para a 8ª edição do MOTELx foram nesta quarta-feira postos à venda nos locais habituais e nas bilheteiras das salas, com bilhetes entre os €2,00 e os €5,00. A programação e horários completos podem ser consultados no site.

Sugerir correcção
Comentar