Kevin Spacey deixa Old Vic para voltar aos filmes

O actor americano está a despedir-se do teatro londrino, que dirige há uma década, com a peça Clarence Darrow, na qual veste a pele de um lendário advogado e activista dos direitos civis.

Foto

“O Old Vic fez de mim um actor melhor, mas agora é tempo de voltar aos filmes”, disse o actor Kevin Spacey ao jornal London Evening Standard, comentando a sua anunciada saída do teatro londrino, que dirigia desde 2004 e que deverá deixar no Outono.

 A decisão de Spacey já fora tomada há mais de dois anos e a administração do Old Vic anunciou em Maio do ano passado que o encenador Matthew Warchus será o próximo director artístico do teatro.

Para assinalar o fim desta aventura londrina de 10 anos, Kevin Spacey está a despedir-se do Old Vic com um papel que tem merecido o elogio unânime da crítica: o do célebre advogado  americano Clarence Darrow (1857-1938) na peça homónima de David W. Rintels, escrita para um só actor.

Não é a primeira vez que  o actor veste a pele deste lendário defensor dos direitos civis, uma figura bigger than life, de quem se dizia na época que não subornava os júris, limitava-se a aterrorizá-los de morte. Spacey já encarnara o advogado em Darrow, um telefilme de 1991 realizado por John David Coles, e voltou a fazê-lo na peça Inherit the Wind, de Jerome Lawrence and Robert Edwin Lee, que esteve em cena no Old Vic em 2009. Na primeira adaptação desta peça ao cinema, O Vento Será a tua Herança (1960), de Stanley Kramer, Darrow foi interpretado por um ilustre antecessor de Spacey: Spencer Tracy.

Não é habitual que um actor de Hollywood com dois Óscares no currículo – o primeiro em 1996, com Os Supeitos do Costume, e o segundo em 2000, com Beleza Americana , decida trocar o cinema por uma carreira de encenador e actor no meio teatral de Londres. Uma opção que o mundo do espectáculo britânico se prepara agora para agradecer com uma grande gala de homenagem, que terá lugar no dia 19.

Preparando o seu regresso ao grande ecrã, o actor acumulou nos últimos anos o trabalho no Old Vic com a interpretação da personagem principal da série televisiva House of Cards, que se estreou no início de 2013 e cuja quarta temporada está actualmente a ser rodada.

Sugerir correcção
Comentar