Jazz no Parque de Serralves tem este ano quatro concertos

23ª. edição do festival começa este sábado com o projecto Norbert Stein Pata Generators.

Foto
Norbert Stein Pata Generators DR

O Jazz no Parque de Serralves tem novo programador e vai durar, este ano, quatro semanas. Começa na tarde deste sábado com a apresentação do projecto Norbert Stein Pata Generators, e conta, nos três fins-de-semana seguintes, com o trio Carlos Zíngaro/Fred Lonberg-Holm/Chris Corsano (dia 12), o Baldo Martínez Cuarteto Europa (dia 19) e o ensemble Branches (dia 27).

Rui Eduardo Paes, jornalista, crítico, ensaísta e director da revista Jazz.pt, sucede a António Curvelo como novo director artístico desta iniciativa que vai na 23ª edição e que faz já parte do calendário imperdível da programação da fundação portuense.

No texto, no seu blogue, em que se apresenta nas novas funções, Paes diz que “o Jazz no Parque será o mesmo, mas diferente”. E acrescenta que a nova orientação e o novo formato – quatro concertos em vez dos três habituais – irão “conciliar o património do jazz com as tendências emergentes neste início do século XXI”.

Um exemplo da vertente mais contemporânea do jazz estará manifesto no concerto de abertura do programa, este sábado, com o Norbert Stein Pata Generators. O compositor e saxofonista alemão surge em Serralves com uma nova configuração do seu projecto Pata Music, que vai beber inspiração na patafísica do dramaturgo, poeta e romancista Alfred Jarry, “baseada na ideia de paradoxo e de absurdo que marcou a literatura e as artes na primeira metade do século XX (Eugéne Ionesco, Juan Miró, Max Ernst e Marcel Duchamp foram patafísicos assumidos) e continua a ter influência na actualidade”, escreve o comissário na apresentação do programa.

Nos fins-de-semana seguintes, o Jazz no Parque vai contar com o regresso ao Porto do compositor e violinista Carlos Zíngaro, em formação de trio, com os norte-americanos Fred Lonberg-Holm (contrabaixo) e Chris Corsano (bateria). “Música eléctrica, intensa e possante” é o que Rui Eduardo Paes prevê para este concerto.

O Cuarteto Europa do contrabaixista galego Baldo Martínez assegura, no sábado seguinte, a linhagem do jazz europeu, com o violinista francês Dominique Pifarelly, o trombonista suíço Samuel Blaser e o percussionista espanhol Ramón López.

A terminar, desta vez numa tarde de domingo, teremos o ensemble Branches, um octeto formado de propósito para participar no Jazz no Parque de Serralves, reunindo músicos e duas experiências que têm marcado a cena musical da cidade do Porto nos últimos tempos, a Porta Jazz e a Sonoscopia.

Os concertos começam às 18h (com excepção do dia 19, em que começará às 19h), e os bilhetes custam 10 euros.

Sugerir correcção
Comentar