Fugas e escapadelas literárias em Chauvigny

A editora L'Escampette, que editou em França Manuel António Pina e Al Berto, vai passar a ter um espaço público.

Foto
Claude Rouquet criou a L'Escampette há mais de 20 anos PAULO PIMENTA

Desta vez, não haverá escritores nacionais presentes, mas a literatura portuguesa não vai deixar de ser ouvida, no início de Agosto, na inauguração do espaço público da editora independente L’Escampette, em Chauvigny, centro-oeste de França. O nome do novo espaço é L’Échappée, palavra que pode ser traduzida por “fuga”, pertence à mesma família semântica de escampette, e é também o título de um dos livros mais recentes daquela editora, de autoria de Lionel Bourg.

L'Échappée (5, rue des Rampes), que resultou da adaptação da garagem da residência de Claude Rouquet, o criador da editora L’Escampette há mais de 20 anos, vai ser um espaço de encontros e de tertúlias literárias. Mas também de venda dos perto de três centenas de títulos desta chancela, que, desde o início, tem dado uma grande atenção à literatura portuguesa.

 

Vasco Graça Moura, Manuel António Pina, Mário Cesariny e Al Berto, para citar alguns dos grandes nomes das letras portuguesas desaparecidos nos tempos mais recentes, vão ser lidos no fim-de-semana de 8, 9 e 10 do próximo mês, no programa Fuga estival de L’Escampette. Actores, escritores ou apenas leitores vão dar voz a estes como a outros autores convidados a festejar este novo capítulo na vida da editora de Claude Rouquet – e é certo que o próprio, que além da amizade tinha um outro vínculo “surrealista” com Cesariny (nasceram ambos a 9 de Agosto), não irá deixar de ler poemas do autor de Pena Capital.

Em Outubro, muito provavelmente no dia 5, a assinalar a República, L’Échappée irá inaugurar mesmo um “canto” reservado à literatura portuguesa – representada na L’Escampette por mais de três dezenas de títulos, desde que no início da década de 1990 a editora foi lançada com livros de Nuno Júdice e Al Berto, depois de um primeiro guia sobre o Porto. Mas no segundo fim-de-semana de Agosto o autor em foco em Chauvigny será o poeta marroquino Abdallah Zrika (n. Casablanca, 1953), de quem L’Escampette publicou dois livros: Petites Proses e Echélles de la Métaphysique.

Alberto Manguel, Catherine Ternaux, Patrice Granadel, Jean-Claude Chabrier e Claude Chambard são outros dos convidados para a fuga estival em Chauvigny.

Sugerir correcção
Comentar