Prémio Literário PEN divulga finalistas

São cinco as obras escolhidas pelo júri quer na área da narrativa, quer na poesia.

Foto
O escritor José Eduardo Agualusa é um dos curadores do festival literário

As obras Da Índia, com Amor A extraordinária e desconhecida aventura das mulheres portuguesas na Carreira da Índia, de Júlia Nery (Sextante Editora), E a Noite Roda, de Alexandra Lucas Coelho (Tinta da China), Teoria Geral do Esquecimento, de José Eduardo Agualusa (Dom Quixote), que este ano venceu o Prémio Fernando Namora, Todas as Cores do Vento, de Miguel Miranda (Porto Editora) e Travessa d’Abençoada, de João Bouza da Costa (Sextante) são as cinco obras finalistas ao Prémio PEN de Narrativa, referente a 2012, foi divulgado esta sexta-feira.

O júri desta edição é presidido por Manuel de Queiroz e é constituído ainda por Carlos J. F. Jorge e Júlio Moreira.

Também já se conhecem os finalistas do Prémio PEN de Poesia para o ano de 2012. A Terceira Miséria, de Hélia Correia (Relógio d’Água), Ars Vivendi Ars Moriendi, de Fracisco Niebro (ed. Âncora), Cólofon, de Manuel de Freitas (ed. Fahrenheit 451), De Amore, de Armando Silva Carvalho (ed. Assírio & Alvim) e Fórmulas de Uma Luz Inexplicável, de Nuno Júdice ( D. Quixote) foram os escolhidos.

O júri do Prémio PEN de Poesia para o ano de 2012 é constituído por Maria João Cantinho (presidente), Teresa Martins Marques e Manuel Gusmão. Os prémios PEN têm o valor pecuniário de cinco mil euros e os vencedores serão conhecidos a 30 de Outubro de 2013.

O P.E.N. (Poetas, Ensaístas, Novelistas) Club foi constituído legalmente em Portugal em 1979, fazendo parte do P.E.N Club Internacional, que é a maior e a mais antiga organização de escritores do mundo, que foi criada em 1921, por escritores ingleses e o seu primeiro presidente foi John Galsworthy, Prémio Nobel em 1932.

O Prémio PEN Narrativa de 2011 foi atribuído a A Menina É Filha de quem? (D. Quixote), romance autobiográfico assinado pela escritora Rita Ferro, filha do escritor António Quadros e neta do escritor e jornalista António Ferro. E o Prémio PEN Poesia de 2011a a As Raízes Diferentes, de Fernando Guimarães (Relógio d’Água).

 
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar