No Interior do Casulo Amarelo, Vincent Tem de Morrer e outros filmes para esta semana

O Ípsilon e o Cinecartaz apresentam uma selecção de filmes a estrear esta semana com um bónus para os amantes da animação: a oportunidade de ver a primeira longa de Miyazaki num grande ecrã.

relaxar,ipsilon,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
No Interior do Casulo Amarelo
relaxar,ipsilon,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Vincent Tem de Morrer
relaxar,ipsilon,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Retrato de Família com Teatro de Marionetas
relaxar,ipsilon,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Revolução (Sem) Sangue
relaxar,ipsilon,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Lupin III: O Castelo de Cagliostro
Ouça este artigo
00:00
05:44

Quando recebe a notícia da morte da cunhada, em Saigão (Vietname), Thien (Le Phong Vu) fica encarregue de cuidar de Dao (Nguyen Thinh), o sobrinho de apenas cinco anos, e assume a responsabilidade de levar o corpo de volta à aldeia onde foram criados.

Lá, tenta encontrar o irmão mais velho, que há anos abandonou a mulher e o filho e nunca mais deu notícias. Durante essa busca pelas montanhas e vales, Thien vai recriando laços com o pequeno Dao, com o lugar onde nasceu e consigo mesmo.

Co-produção entre o Vietname, Singapura, França e Espanha, e vencedor do prémio Câmara de Ouro (de melhor primeira obra) no Festival de Cinema de Cannes, este drama familiar marca a estreia em longa-metragem do vietnamita radicado nos EUA Thien An Pham, que também escreveu o argumento.

Críticas, salas e horários

Vincent tinha uma vida perfeitamente normal até se dar conta de que, de um momento para o outro e sem qualquer razão que o justifique, se tornou vítima de constantes tentativas de assassinato.

O mais estranho em tudo isso é que os ataques surgem de pessoas aleatórias que, aparentemente, se sentem compelidas a matá-lo, sejam eles seus amigos, colegas de trabalho ou perfeitos desconhecidos.

Em pânico e sem saber lidar com algo que escala de dia para dia, ele afasta-se o mais possível dos seus semelhantes. Até que se alia a Margaux, que parece ser a única que não o quer ver morto e que o pode ajudar a escapar a um destino horrível.

Nomeado para o prémio Câmara de Ouro na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes e em competição na 18.ª edição do MOTELX, Vincent Tem de Morrer recebeu o prémio do público no Champs-Élysées Film Festival.

Com os actores Karim Leklou, Vimala Pons e François Chattot, tem realização de Stéphan Castang, que segue um argumento seu, de Mathieu Naert e de Dominique Baumard.

Críticas, salas e horários

Os irmãos Louis, Martha e Lena criam espectáculos de marionetas sob a orientação do pai, o habilidoso dono da trupe; e da avó, responsável pela confecção dos bonecos. Juntos, ao longo de muitos anos e por onde quer que fossem, eles foram encantando plateias com as suas histórias.

Mas o seu destino muda drasticamente quando o patriarca morre de ataque cardíaco. Enquanto se esforçam por lidar com a perda e manter viva a tradição familiar, cada um deles faz o que pode para encontrar o seu próprio caminho.

Vencedor do Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim, um drama familiar com assinatura do francês Philippe Garrel — também autor de Os Amantes Regulares, Ciúme, À Sombra das Mulheres, O Amante de Um Dia ou O Sal das Lágrimas — que conta com as actuações de Francine Bergé, Damien Mongin e dos três filhos do realizador: Louis, Esther e Lena Garrel.

Críticas, salas e horários

Realizada em 1979, esta é a primeira longa-metragem de Hayao Miyazaki — o celebrado autor de Princesa Mononoke (1997), O Meu Vizinho Totoro (1998), A Viagem de Chihiro (2001), O Castelo Andante (2004), Ponyo à Beira-Mar (2008), As Asas do Vento (2013) ou O Rapaz e a Garça (2023) — e segue as aventuras do ladrão Arsène Lupin III, neto do famoso Arsène Lupin, e de Jigen Daisuke, seu parceiro no crime, enquanto se apropriam de uma enorme fortuna de um casino.

Quando descobrem que o dinheiro é resultado de contrafacção, Lupin III e Jigen decidem perseguir o responsável: o Conde Lazare de Cagliostro. Mas depressa percebem que o conde tem segredos muito mais sombrios do que a simples falsificação de dinheiro.

Lupin III: O Castelo de Cagliostro é uma adaptação de uma manga, Lupin III, de Monkey Punch, e vem no seguimento da série de animação em que Miyazaki tinha trabalhado como realizador.

Críticas, salas e horários

Até ao dia da Revolução dos Cravos, o histórico 25 de Abril de 1974, os portugueses foram forçados a seguir as regras da ditadura. Mas nesse dia, o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, foi deposto e a história do país entrou num novo capítulo.

O golpe foi preparado pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) composto, na sua maioria, por capitães que tinham participado na Guerra Colonial, com o apoio de oficiais milicianos e uma enorme adesão da população, que se recusou a ficar em casa.

Como a resistência do regime foi quase nula, a violência foi pouco significativa. Mas, apesar de pouco se falar nisso, a liberdade custou a vida a cinco pessoas — entre as quais um soldado, um estudante universitário e um funcionário administrativo — surpreendidas pelas balas da DGS (a polícia política criada, em 1969, para substituir a PIDE), durante o cerco ao seu quartel-general.

Com realização de Rui Pedro Sousa, que co-escreve o argumento com Amp Rodriguez, o enredo deste filme tem por base factos reais e segue os passos das vítimas entre os dias 24 e 26 de Abril de 1974, com o arranque da Revolução até à data dos seus funerais.

“Na escola, tinham-me ensinado que na Revolução não tinha sido disparado nenhum tiro, até que em Novembro de 2021 li o livro Esquecidos em Abril, os Mortos da Revolução (sem) Sangue, do jornalista Fábio Monteiro, que relata a história dos que morreram”, “Fala-se muito de ter sido uma revolução sem sangue, mas nunca se falou destas pessoas, ninguém se deu ao trabalho de, pelo menos, como se lembra anualmente o 25 de Abril, se falar destes indivíduos”, prossegue. “A questão que coloco muitas vezes é que continua a ser uma revolução sem sangue porque foram apenas mortas cinco pessoas, mas quantos mortos precisávamos de ter para a revolução começar a ser considerada sangrenta?” diz, ao PÚBLICO, o realizador.

Críticas, salas e horários

Sugerir correcção
Comentar