Oxycontin: a morte saiu à rua (ou como os Sackler drogaram uma nação inteira)

Os Sackler sabiam que estavam a drogar uma nação inteira, os EUA. O Império da Dor, de Patrick Radden Keefe, é um esmagador livro de denúncia, no qual se baseia a série Painkiller.

Foto
Milhares de “Oxy dollars” foram atirados ao ar num protesto em Nova Iorque, em 2019 Erik McGregor/GettyImage
Ouça este artigo
00:00
19:15

Na pintinha deste i pode estar uma vida humana. De facto, bastam dois miligramas de fentanil para uma overdose fatal, tal é a sua potência, 50 vezes mais forte do que a heroína, 100 vezes mais forte do que a morfina. Na América, números assustadores, e em assustador crescendo: 70 mil mortes por overdose em 2019; 92 mil em 2020; 107 mil em 2021. Segundo o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime, este ano já foram batidos todos os recordes, o que fica a dever-se não a um aumento do número de consumidores, mas aos efeitos devastadores daquele opióide.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 19 comentários