Cristas queixa-se de “restrição intolerável dos direitos de oposição”

Líder do CDS foi recebida pelo Presidente da República, depois de Ferro Rodrigues ter almoçado em Belém.

Foto
Cristas foi recebida por Marcelo depois de Ferro ter almoçado com o Presidente Rui Gaudêncio

Com poucas horas de intervalo, a sala das bicas no Palácio de Belém foi palco de duas versões contraditórias sobre o funcionamento do Parlamento. Poucas horas depois de o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, ter garantido a “regularidade” no funcionamento das instituições democráticas, a líder do CDS veio dar conta a Marcelo Rebelo de Sousa da sua “preocupação” sobre a restrição de direitos da oposição que está a acontecer no Parlamento.

No final de uma audiência de mais de uma hora com o Presidente da República, Assunção Cristas assinalou haver uma “opressão” aos direitos da oposição no Parlamento, referindo-se aos chumbos das bancadas de esquerda aos requerimentos apresentados na comissão de inquérito na Caixa Geral de Depósitos. “Temos assistido a uma restrição intolerável dos direitos de oposição”, afirmou, recusando divulgar se Marcelo Rebelo de Sousa também mostrou preocupação sobre o assunto. “O Presidente da República ouviu atentamente e certamente fará uso da informação”, disse.

A líder do CDS-PP assegurou que o partido “tudo fará para exercer os seus direitos parlamentares”, sublinhando que o “dever do escrutínio da verdade é um direito e um dever para com os concidadãos”. Questionada sobre a decisão de Ferro Rodrigues de dar luz verde à nova comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, Assunção Cristas concordou: “Assim sendo acho muito bem [a constituição da comissão]”.

A líder do CDS foi também questionada sobre se sentiu desconfortável por ter havido um almoço entre Marcelo Rebelo de Sousa e Eduardo Ferro Rodrigues horas antes da sua audiência marcada para dar conta do que se passa no Parlamento. “De forma alguma. A audiência do CDS estava agendada há algum tempo. Não me compete pronunciar sobre com quem o Presidente fala”, afirmou.  

Sugerir correcção
Ler 6 comentários