Bruno Sousa: “Se há zona do Sistema Solar onde pode haver mundos habitáveis, é em Júpiter”

Há 20 anos na Agência Espacial Europeia, Bruno Sousa foi chamado para ser um dos directores de voo da sonda Juice. O engenheiro português garante que o maior desafio não é o lançamento, mas a chegada.

Foto
Bruno Sousa é um dos directores de voo que estarão na sala de controlo da Agência Espacial Europeia para o lançamento da missão Juice J. Mai/ESA

O engenheiro português Bruno Sousa é um dos responsáveis pela missão Juice, que parte esta quinta-feira, do Centro Espacial de Kourou (Guiana Francesa), em direcção a Júpiter – numa viagem de oito longos anos. Está há 20 anos na Agência Espacial Europeia (ESA), onde tem estado à frente de algumas das missões de exploração espacial, como a Bepi-Colombo, que está a caminho de Mercúrio.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários