We shall never surrender

Zelensky rejeita qualquer comparação com Churchill, mas todos os seus gestos e todas as suas palavras também soam com a mesma força profundamente genuína.

Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

1. No Natal de 1941, Winston Churchill foi a Washington encontrar-se pela primeira vez com o Presidente Roosevelt, desde o início da II Guerra, no primeiro dia de Setembro de 1939, quando as tropas de Hitler invadiram a Polónia e a França e a Grã-Bretanha declararam guerra à Alemanha nazi. O seu país estava sob intensos bombardeamentos da Luftwaffe. A maioria das nações do continente europeu estava já sob ocupação alemã. A Inglaterra estava sozinha face a Hitler. Pearl Harbor tinha acontecido alguns dias antes. O dilema que o primeiro-ministro britânico enfrentava – como convencer os EUA a entrarem na guerra – estava resolvido. Num célebre e poderoso discurso no Parlamento britânico, proferido a 4 de Junho de 1940, Churchill anunciara o seu programa para resistir à barbárie nazi numa só frase: “We shall never surrender.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 74 comentários