O efeito Trump funcionou ao contrário

É demasiado cedo para declarar a morte do trumpismo na sequência destes resultados eleitorais, mas este pode ser o início do seu declínio.

Donald Trump é o grande derrotado das eleições intercalares nos EUA. Nada o fazia prever. A tradição determina que quem está em Washington seja bastante prejudicado num acto eleitoral a meio do mandato. Não foi o que aconteceu. Com a reeleição de Catherine Cortez Masto no Nevada, os democratas asseguraram 50 lugares no Senado e o seu consequente controlo. A curta diferença de lugares garantidos na Câmara dos Representantes (sete, até ao momento) está longe de ser a vitória que os republicanos tanto queriam e ambicionavam. A começar por Trump, para quem os resultados eram a aguardada rampa de lançamento de uma recandidatura — surpreendentemente, Joe Biden acabou por ser o Presidente menos fustigado numas eleições intercalares nos últimos 20 anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários