Da primeira governadora lésbica do Massachusetts ao primeiro congressista da geração Z: as novidades das eleições nos EUA

Em 246 anos de história dos EUA, Wes Moore é apenas o terceiro governador negro, enquanto Maura Healey é a primeira lésbica assumida. As eleições de terça-feira também fizeram história.

Foto
Wes Moore com o Presidente Joe Biden e a primeira-dama, Jill Biden, no comício de encerramento da campanha EPA/MICHAEL REYNOLDS

As eleições costumam ser o reflexo das mudanças sociais em curso nos países. Estas intercalares nos Estados Unidos voltaram a trazer novidades na escolha de candidatos que são a vanguarda da mudança que acabará por se tornar no futuro a nova normalidade. Desta vez, tivemos desde um primeiro governador negro no estado de Maryland à primeira mulher assumidamente lésbica à frente do governo de Massachusetts, passando pelo primeiro transexual a ser eleito como deputado estadual, neste caso no New Hampshire, entre outras novidades.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários