Aveiro volta a ter exibição comercial regular de cinema

A partir de quinta-feira, a cidade passa a contar com um multiplex gerido pela Nos que recupera o espaço encerrado para obras desde o início de 2020.

Foto
Top Gun: Maverick é um dos filmes que estão a ajudar a recuperação dos cinemas DR

Mais de dois anos depois do encerramento para obras do centro comercial onde se situavam as únicas salas de cinema de exibição comercial regular de Aveiro, a cidade voltará a ter um multiplex, anunciou esta segunda-feira a exibidora Nos Cinemas. São seis salas no Glicínias Plaza Shopping Center, num total de 1042 lugares, que reforçam, já a partir de quinta-feira, a oferta da maior exibidora nacional mas também a primazia do consumo de cinema em espaços multiplex no panorama nacional.

As seis novas salas da Nos Cinemas estão equipadas com sistemas de projecção laser RGB 2K e de som Dolby Atmos, que o director da marca, Nuno Aguiar, descreve como “as mais modernas e inovadoras tecnologias do mundo audiovisual”. A “experiência ‘premium’ e diferenciadora” que as salas propagandeiam passa por um “generoso espaço entre filas” e “um declive que proporciona uma excelente visão do ecrã”, e inclui também “Love Seats”, ou seja “lugares exclusivos para casais, na zona de melhor visibilidade das salas” e que “conferem maior intimidade e exclusividade” aos espectadores.

Com o encerramento das salas do Glicínias, o distrito de Aveiro não ficara sem oferta de exibição comercial regular, mas viu-se reduzido, durante os difíceis dois anos e meio desde a covid-19, ao complexo Cineplace de São João da Madeira e ao Cinema Vida em Ovar.

Os efeitos da pandemia na exibição cinematográfica em Portugal foram devastadores, com todo o sector paralisado por longos períodos desde Março de 2020. Só há poucos meses as salas se libertaram de restrições sanitárias e a recuperação do box-office está a fazer-se lentamente, muito graças a blockbusters como o até agora líder de bilheteiras Top Gun: Maverick e o novo número um entre o público português, Mínimos 2: A Ascensão de Gru.

A reabertura dos cinemas Nos em Aveiro reforça a tendência predominante da exibição cinematográfica no país: mais de metade dos espectadores frequentam cinemas em multiplex, segundo os relatórios anuais do Instituto do Cinema e do Audiovisual, e mais de metade das receitas brutas de bilheteira vêm também dessas salas agregadas num mesmo espaço e sob uma mesma exibidora.

Em 2020 havia 565 ecrãs no país, 23 dos quais no distrito de Aveiro; em 2021, eram só já 543 ecrãs em Portugal e no distrito de Aveiro tinham desaparecido seis — os mesmos que agora regressam, sob a chancela da exibidora que actualmente gere 214 salas em 30 complexos espalhados pelo território nacional.

A Agência Lusa indica que a reabertura destas salas representa a criação de 25 postos de trabalho.

Sugerir correcção
Comentar