O medo é uma arma

O “Grand Remplacement” ou a “Grande Substituição” foi uma expressão inventada em 2010 pelo ideólogo francês, várias vezes condenado por incitação ao ódio racial, Renaud Camus

No episódio A Ameaça Fantasma da saga Guerra das Estrelas, o mestre Yoda diz a um inquieto pequeno Anakin Skywalker que o medo é o caminho para o “dark side” e ainda que “o medo leva à raiva. A raiva leva ao ódio. O ódio leva ao sofrimento”. A partir deste momento o espectador habituado à narrativa cinematográfica e às regras da dramaturgia já sabe que a história vai acabar mal para este personagem. A tragédia confirmar-se-á mais tarde e será, como profetizado por Yoda, o resultado deste medo inicial e ainda da manipulação desta vulnerabilidade pelo Imperador Palpatine. É possível que George Lucas, o realizador e argumentista, se possa ter inspirado da célebre frase atribuída ao filósofo Averróis: “A ignorância leva ao medo, o medo leva ao ódio, e o ódio leva à violência. Eis a equação.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 17 comentários