Médicos canadianos recomendam passeios a parques naturais

Um passe anual para um adulto custa 72 dólares canadianos (49 euros), com acesso ilimitado aos parques nacionais, mas esta iniciativa permitirá que alguns médicos os prescrevam gratuitamente.

Foto
Paulo Pimenta/Arquivo

São vários os estudos que associam o tempo que se passa ao ar livre com a saúde física e mental, e o bem-estar. Assim, no Canadá a prática de recomendar passeios ao ar livre é já feita pelos médicos. Duas horas por semana é o recomendado e a agência que administra os parques naturais canadianos associou-se aos profissionais de saúde que podem oferecer passes anuais aos seus doentes.

A Parks Canada, a agência que administra os 38 parques nacionais do país e dez reservas de parques nacionais, promove o Programa Nacional de Prescrição Natural (com a sigla PaRx) para permitir que profissionais de saúde registados forneçam passes anuais gratuitos aos pacientes.

Um passe anual para um adulto custa 72 dólares canadianos (49 euros), com acesso ilimitado aos parques nacionais, mas esta iniciativa permitirá que alguns médicos os prescrevam gratuitamente. “Trata-se de quebrar essas barreiras de acesso à natureza”, justifica Melissa Lem, directora do PaRx, à Global News, citada pelo Guardian.

“Existe já muita investigação que mostra que o tempo na natureza pode melhorar todos os tipos de diferentes condições de saúde física e mental, desde diabetes e doenças cardíacas até tensão e depressão”, acrescenta Melissa Lem que é também presidente da Associação Canadiana dos Médicos para o Meio Ambiente. O programa PaRx pretende ser nacional até o final de 2022 e já tem mais de 1000 médicos registados.

Este tipo de prescrição começou como um movimento de base nos Estados Unidos há mais de uma década e começou a espalhar-se por outros países, refere o PaRx no seu site. “Estamos orgulhosos de ser o primeiro programa nacional de prescrição natural baseado em provas do Canadá”, orgulha-se o programa.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários