Que maravilhas nos reserva o Atlântico profundo aqui à nossa porta?

Os ecossistemas em redor de Cabo Verde, ainda pouco conhecidos, concentrarão grande parte das atenções de uma campanha científica que nos remete para a palavra “mirabilis”, inserida num projecto internacional ambicioso.

ciencia,portugal,cabo-verde,biodiversidade,geologia,biologia,
Fotogaleria
O navio de investigação espanhol Sarmiento de Gamboa (que leva a expedição) fotografado por drone após a partida Nuno Vasco Rodrigues/iMIrabilis
ciencia,portugal,cabo-verde,biodiversidade,geologia,biologia,
Fotogaleria
Equipa da primeira etapa da campanha iMirabilis2 Nuno Vasco Rodrigues/iMIrabilis

As profundezas do Atlântico atraíram o olhar curioso de um projecto à escala global deste oceano, que prevê 30 expedições científicas. Uma destas expedições, com a participação de investigadores portugueses, partiu na sexta-feira à tarde para desvendar as maravilhas do Atlântico profundo à nossa frente – num roteiro entre Vigo, as Canárias e Cabo Verde. Para tal, os cientistas a bordo do navio espanhol Sarmiento de Gamboa apetrecharam-se com uma panóplia de submarinos, incluindo o robô Luso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar