Quimeras. E se juntássemos células humanas a um embrião de um macaco?

Equipa de cientistas nos EUA e Espanha estará a realizar na China uma experiência para criar, pela primeira vez, quimeras de humanos e macacos. Ou seja, macacos com células humanas.

Foto
Embrião de ratinho com células de rato no coração, numa das experiências realizadas antes pela mesma equipa de cientistas Instituto Salk

A investigação liderada pelo conhecido cientista Juan Carlos Izpsisúa Belmonte, do Instituto Salk, na Califórnia (EUA), deverá fornecer a resposta para o título deste artigo. Para já, ainda não sabemos. O que já terá sido confirmado é que há uma equipa de investigadores em Espanha e nos EUA que levou para a China uma experiência que passa por injectar células estaminais humanas em embriões de macacos. O ambicioso e polémico projecto terá como objectivo desbravar uma nova e promissora via de investigação que nos levará a quimeras de animais que funcionarão como “fábricas de órgãos” humanos para transplantes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários